O crescente número de casos de varíola dos macacos tem deixado as pessoas apreensivas em relação a sintomas de pele em geral. Nas redes sociais, usuários preocupados com o aparecimento de pequenas bolhas ou irritações desabafam e dizem não saber se devem procurar ajuda médica ou não. “É alergia, acne ou monkeypox?”, perguntam.
A presença de lesões na pele pode ser consequência de diversas condições de saúde, mas os especialistas explicam que, no caso da doença provocada pelo vírus monkeypox, existem outros sintomas que ajudam no diagnóstico. Na varíola dos macacos, é comum que o indivíduo tenha febre, cansaço e dores musculares antes de surgirem as bolhas.
O médico dermatologista Erasmo Tokarski também alerta que as alergias não costumam começar com bolhas. “As alergias cutâneas começam deixando a pele avermelhada, causando coceira e, depois, evoluem para bolhas pequenas, que costumam ser transparentes. Já na varíola dos macacos, as lesões também coçam, mas evoluem para bolhas grandes em pouco tempo”, explica.
Em relação às espinhas, o médico alerta que as pústulas causadas pela monkeypox tendem a aparecer em regiões onde há pouca incidência de acne, como mãos, pés, antebraços e genitais.
Naquela fase de não saber se é uma alergia de pele ou monkeypox 🥲
— 🏳️🌈⃤ᴍᴀʀᴄᴇʟ (@MoutinhoMarcel) August 23, 2022
“O espectro da varíola dos macacos é muito amplo: desde lesões múltiplas a uma só. Uma única lesão nos genitais pode sugerir o diagnóstico, por isso, o recomendado é ficar atento e observar o próprio corpo”, explicou o médico infectologista Vinícius Borges, especialista em saúde LGBT, no Twitter. O médico alertou que o contexto de viagens e sexo com múltiplos parceiros também deve ser levado em consideração para o diagnóstico.
Apesar de a maioria dos infectados no atual surto de varíola dos macacos ser do grupo HSH (homens que fazem sexo com homens), todos são vulneráveis e devem se conscientizar para reduzir os danos.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.