A venda de carros usados segue crescendo no Brasil. Em abril, foram exatas 1.039.256 unidades vendidas, alta de 10,7% em relação ao mesmo mês de 2022, quando foram comercializados cerca de 940 mil veículos. Os dados são da Fenauto, a associação dos lojistas.
No acumulado do ano, os números são ainda melhores: 4,4 milhões de automóveis, comerciais leves e pesados e motos vendidos – 18,8% mais do que nesse mesmo período de 2022, quando as transações envolveram 3,7 milhões de exemplares.
De acordo com Enilson Sales, presidente da Fenauto, o crescimento nas vendas pode ser explicado pela dificuldade do consumidor em comprar modelos novos. “O número mais expressivo é o aumento de quase 19% no acumulado de quatro meses. O maior motivo é a ausência do carro novo no mercado, que faz com que o movimento dos seminovos e usados acelere”, disse.
Se conseguir manter o ritmo nos próximos meses, é possível que 2023 termine como o melhor ano da história na venda de carros usados e seminovos. A previsão da Fenauto é de 15,2 milhões de unidades – em 2021, foram 15,1 milhões.
Na comparação simples com os resultados de março, houve queda de 20,7% nas vendas. Porém, é preciso lembrar que abril teve cinco dias úteis a menos, graças aos feriados. Assim, a Fenauto considera também a média de vendas por dia útil. Nesse cenário, também houve alta – de 1,4%, com 57.736 unidades comercializadas diariamente, contra 56.947 em março.
Apesar de os brasileiros estarem comprando mais carros usados (a venda de novos também está crescendo), os modelos escolhidos são mais velhos do que aqueles adquiridos em 2022.
A Fenauto classifica os carros por faixa etária. Confira:
No acumulado de janeiro a abril de 2022, os velhinhos eram maioria nas vendas, com 31,8%. O quadro permanece inalterado, mas a fatia dessa faixa etária cresceu para 33,6%. Situação oposta à dos seminovos, que passaram de 17% para 16,7%. Veja abaixo os gráficos e compare os dados:
Se os carros vendidos estão mais velhos, o modelo mais vendido no país é o mesmo (há muito tempo). O Volkswagen Gol segue como o queridinho dos brasileiros, muito à frente de qualquer outro concorrente.
Em abril, foram 53.590 exemplares comercializados, o que representa 8,3% do total de automóveis. Veja abaixo os 10 carros e comerciais leves mais vendidos:
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews