Eu acredito no poder do crescimento. Empresas que não crescem, apodrecem. Buscar crescimento, ano após ano, nos tira da zona de conforto, gera inovação, cria novos produtos e mercados. Acredito que é possível ter um negócio razoável que não cresce, mas um negócio que tem produtos e serviços sensacionais, está sempre crescendo.
Não estou falando de crescimento artficial. Start-ups queimando caixa para “comprar” usuários. Empresas zerando suas margens para ganhar mercado a qualquer custo. Falo de empresas que escolhem o caminho do crescimento duradouro, com margens saudáveis, centrando seu foco na geração de valor para os clientes e segmentos que querem conquistar.
Este crescimento não vem da noite para o dia, requer boa estratégia e capacidade de execução. Mas, para que seu negócio se transforme em uma máquina de crescimento, estratégia e execução não serão suficientes. É necessário você acertar primeiro seu product-market fit.
Esta jornada começa com a alta gestão. É função dela dar um direcionamento claro sobre qual o propósito da empresa, que problemas ela resolve, quais suas soluções para estes problemas e suas vantagens competitivas. Sem isso, não dá para desenhar uma estratégia de crescimento expressivo, muito menos executá-la com sucesso.
Parece óbvio, mas não é. Costumo encontrar diretores e gerentes de empresas maduras que não sabem responder as perguntas acima de bate-pronto. Ou têm respostas óbvias que qualquer concorrente daria. São negócios que não têm diferenciais competitivos sustentáveis ou, se têm, não estão claros.
E qual o resultado disso? Um product-market fit “meia-boca”. Os times de markting e vendas não conseguem definir exatamente quais clientes e nichos tem um match perfeito com suas soluções. Ou, ao contrário, definem os clientes, mas não têm produtos exatamente desenhados para eles. E aí têm que “se virar nos trinta” para buscar mercados onde seus produtos apenas se “encaixam”. Com resultados de crescimento pouco animadores.
Para que sua empresa cresça de verdade, meu conselho é simples: a alta gestão tem que sair da poltrona e passar pelo menos 20% do tempo com clientes e seus times de marketing, vendas e produtos. Construindo soluções que são realmente boas para seus clientes foco. Product-market fit não é algo que você encontra, é algo que você desenvolve, com compromisso da alta gestão e
participação de muitas áreas.
Para saber mais sobre como escalar seu negócio, acelerando suas vendas, acompanhe meus próximos artigos por aqui. Até breve!
Fonte: exame