Nova crise financeira nos EUA pode ser pior do que a ‘crise de crédito’ de 2008, afirma especialista


Os choques que atingem o setor bancário dos EUA pressagiam uma nova depressão econômica, diz Mark Frost.
O colapso do Silicon Valley Bank (SVB), em março, provou ser mais do que um incidente isolado. O First Republic Bank foi administrado pela Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) no início de maio e agora será controlado pelo JPMorgan Chase, uma das “Big Four” (Quatro Grandes) casas financeiras dos EUA.
Frost disse à Sputnik que a crise bancária estava apenas se aprofundando. “Há mais bancos na lista do FDIC de bancos com problemas hoje do que quando eu estava no último programa. Portanto, isso apenas mostra que […] o potencial de corridas aos bancos está se tornando mais robusto, não menos robusto.”
O economista disse que a raiz da crise era simplesmente o antigo pecado da ganância.

“O que está causando as falências dos bancos são os bancos que são gananciosos e têm depositantes que são gananciosos”, disse Frost. “SVB, para mim, daria um grande estudo de classe sobre bancos porque o banco era ganancioso, os depositantes eram gananciosos, os acionistas eram gananciosos.”

O economista disse que todos os envolvidos no banco falido estavam procurando retornos muito maiores do que sua carteira de títulos do tesouro supervalorizados poderia render — mas contavam com o governo para resgatá-los se tudo desse errado.
“Os depositantes acreditavam que sairiam cheirando como uma rosa se algo acontecesse. Eles eram grandes demais para falir, é o vernáculo comum. E é claro que sabemos que isso é verdade. E então, nos recentes problemas bancários, eles foram muito rápidos em colocá-los em um grande banco.”
Policiais de Santa Clara saem do Silicon Valley Bank (SVB) em Santa Clara, Califórnia, 10 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.05.2023

“Não só a inflação está chegando, mas também a estagflação”, alertou Frost. “Não só vamos experimentar inflação, mas também uma depressão.”
Vai atingir especialmente os pobres“, enfatizou o especialista. “E isso significa que a renda disponível diminui. E quando a renda disponível diminui, as pessoas economizam menos. E quando as pessoas economizam menos, isso pressiona os mercados de fundos para empréstimos.”
Enquanto isso, o Federal Reserve (Fed) dos EUA está “entre a cruz e a espada” enquanto tenta simultaneamente combater a inflação e resgatar bancos em dificuldades.
“Eles estão fornecendo liquidez a todos os bancos do sistema para que haja bastante dinheiro caso haja uma corrida a qualquer banco”, explicou Frost. “A oferta monetária aumentou drasticamente. Ao mesmo tempo, eles estão tentando combater a inflação. Esses dois objetivos são diametralmente opostos. Eles não podem atingir os dois ao mesmo tempo”, garantiu o especialista.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Governo Lula mira em R$ 1 trilhão de ativos no exterior que não pagam IR para tentar compensar perdas com isenção
Próxima Concessão da BR-163 é transferida ao governo de Mato Grosso