F1: Alguns pilotos pedem ajustes no novo formato do final de semana com corrida sprint


No fim de semana do GP do Azerbaijão de Fórmula 1, um novo formato de corrida sprint foi introduzido pela primeira vez. O fim de semana, em que houve apenas um treino livre para os pilotos e duas sessões de qualificação, além da corrida sprint e do GP, foi visto com algumas reservas por muitas pessoas. Nyck de Vries, George Russell e Fernando Alonso, entre outros, comentaram a experiência.

O final de semana de De Vries não foi nada favorável para o holandês. O piloto da AlphaTauri viu sua qualificação para o GP e o próprio GP, sendo encerrados devido a acidentes. No entanto, De Vries não critica o novo formato.

“Acho que o esporte sempre evolui e você sabe que estamos juntos para otimizar e encontrar maneiras de torná-lo mais emocionante, ou continuar a mantê-lo emocionante. Honestamente, não tenho uma opinião definida (sobre o novo formato). Não depende realmente de mim. Estou feliz por correr, mas o que está claro em todas as categorias antes da Fórmula 1, é que você tem menos treinos livres do que aqui. Acho que podemos encontrar um equilíbrio e talvez investir mais tempo na corrida real”, afirmou De Vries.

Fernando Alonso e George Russell, por outro lado, ainda veem espaço para melhorias. Alonso, em particular, acha que o formato precisa de alguns ajustes. “A qualificação no sábado foi um pouco estranha para mim”, disse o piloto da Aston Martin. “Talvez eu precise ver de fora ou assistir na TV. Mas, do ponto de vista do piloto, a qualificação no sábado de manhã parece uma repetição da qualificação da sexta à noite. Então, talvez algum trabalho precise ser feito com isso”, acrescentou o espanhol.

Russell também acha que a organização do fim de semana precisa ser revisada. “É uma pena para todos os engenheiros que trabalham tanto, pois você fica ‘preso’ depois do treino livre”, disse Russell, se referindo ao regime de Parque Fechado. “Seria bom dar a eles a chance de trabalhar um pouco mais depois da noite de sexta ou sábado à noite. Espero que isso não atrapalhe a corrida de domingo. Acho que nas corridas sprint não há ação. Não sou contra o formato, mas talvez precise de alguns ajustes”, finalizou Russell.

Fonte: f1mania

Anteriores Operadores de turismo de três países estarão na FIT Pantanal
Próxima O "Rock in Rio" das startups, por Miguel Lannes Fernandes, CTO da Witseed