F1: Horner apoiou que AlphaTauri chamasse Mekies para substituir Tost em 2024


Christian Horner foi um dos apoiadores para a contratação de Laurent Mekies, como o novo chefe de equipe na AlphaTauri a partir de 2024.

Antes do GP do Azerbaijão de Fórmula 1, a AlphaTauri anunciou que o chefe da AlphaTauri, Franz Tost, deixará seu cargo no final de 2023 e será substituído pelo atual diretor de corrida da Ferrari, Laurent Mekies na próxima temporada.

Mekies trabalhou anteriormente como engenheiro-chefe da então equipe Toro Rosso (atual AlphaTauri), deixando Faenza em 2014 para ingressar na FIA antes de mudar para a Ferrari quatro anos depois.

Tost, que é o chefe de equipe na Toro Rosso/AlphaTauri desde que a Red Bull comprou a antiga equipe Minardi em 2005, desempenhou um papel fundamental ajudando a aprimorar as habilidades de jovens pilotos como Sebastian Vettel e Max Verstappen, e o chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, foi só elogios ao falar de Tost em entrevista à Sky F1 em Baku.

“Franz tem sido uma grande parte da equipe AlphaTauri e Toro Rosso por muitos anos”, disse Horner. “Ele fez muito por lá, trabalhando com muitos jovens pilotos e preparando-os antes de virem até nós. Ele obviamente está em um estágio de sua carreira em que decidiu dar um passo atrás.”

O consultor da Red Bull, Helmut Marko, revelou durante a semana que ele, Tost e Oliver Mintzlaff, o novo chefe das operações de automobilismo da Red Bull após a morte de Dietrich Mateschitz, se reuniram em Salzburgo para discutir o futuro de Tost, enquanto Horner disse que também se envolveu nas conversas sobre o futuro da equipe irmã da Red Bull.

“Naturalmente fui consultado sobre a substituição”, disse Horner. “Laurent é um cara muito capaz, já esteve na equipe anteriormente, fala o idioma, acho que ele será uma ótima adição como chefe de equipe e Peter Beyer como CEO, novamente traz outra dinâmica e acho que será uma ótima adição a essa equipe”, afirmou.

Por enquanto, Mekies continua sendo parte do ‘inimigo’, pois vai ficar na Ferrari até o final da atual temporada. Em um fim de semana em que Mekies comemorou seu 46º aniversário, enquanto Charles Leclerc conquistou a pole position à frente dos carros da Red Bull para a corrida sprint e para o GP do Azerbaijã, o ainda diretor da Ferrari explicou que não há constrangimento no fato de sua equipe estar dificultando a vida de seus novos empregadores.

“Você é um competidor e sabe como é ser um competidor”, disse ele à Sky F1. “Você só pensa na camisa que está vestindo. Estou aqui pela Ferrari e estamos todos 100% concentrados no final de semana para a Ferrari.”

“Há novamente um grande impulso que vivemos todos os dias na fábrica para voltar a um nível melhor. Não é algo que acontece da noite para o dia, mas é algo em que todos estamos colocando 100% de energia”, concluiu Mekies.

Fonte: f1mania

Anteriores Motoristas têm até 31 de maio para pagar IPVA com desconto e parcelado
Próxima Web Summit Rio: por que a tecnologia do ChatGPT vai abrir nova era de prosperidade para startups