Nesta terça-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe no Palácio do Planalto seu colega argentino Alberto Fernández. Na reunião entre os líderes, também estará presente a equipe econômica de ambos os países para que sejam discutidas ações em torno do tema.
De acordo com o jornal O Globo, Brasília vai propor a Buenos Aires um financiamento às empresas brasileiras que vendem para o país.
“A gente vem discutindo há algum tempo o que a gente chama de crédito para exportação. Na verdade, é um financiamento às empresas brasileiras que vendem para a Argentina, e são essas empresas [argentinas]que importam serviços e mercadorias do Brasil”, explicou o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, citado pela mídia.
Hoje (2), o chefe da pasta, Fernando Haddad, disse que o financiamento de exportação para Argentina só ocorrerá com garantia.
“Necessariamente haverá garantia para que esse fluxo não seja interrompido. A forma de dar essa garantia é que está sendo estudada, bem, desde janeiro nós estamos trabalhando nesse assunto”, disse o ministro citado pela mídia.
O chefe da pasta ainda afirmou que cerca de 200 empresas brasileiras não estariam exportando ou recebendo os valores das exportações “retidos” na Argentina em função da falta de dívidas.
“Vamos sentar hoje (2) para verificar se é possível levar uma solução para isso. Obviamente tem que assegurar que os nossos exportadores recebem pelo produto exportado, não pode haver nenhum tipo de dificuldade”, complementou Haddad.
No ano passado, as exportações brasileiras para o vizinho somaram US$ 15,3 bilhões (R$ 77,2 bilhões).
Fonte: sputniknewsbrasil