A secretária da Mulher, Cely Almeida, participou do encerramento da campanha Agosto Lilás, realizado na terça-feira (30), na Praça Alencastro. A ação teve como objetivo a sensibilização da sociedade acerca da violência doméstica e familiar.
Segundo a titular da pasta, o resultado das 23 frentes da campanha, entre palestras, blitz educativas, oficinas, seminários e rodas de conversas, foi satisfatório do ponto de vista da conscientização coletiva.
“Essa campanha é em todo o Brasil para pararmos para refletir e pensar sobre a importância de combater a violência doméstica. Durante todo o mês, a secretaria da Mulher realizou muitas ações e precisamos humanizar, principalmente os cavalheiros, porque nós não queremos mais tratá-los como agressores e com tudo isso, eu tenho sentido os homens cada vez mais conscientes desse papel”, frisou.
A iniciativa contou com a parceria da Delegacia Especializada da Mulher e de profissionais do Espaço de Acolhimento da Mulher, unidade referência no atendimento de vítimas da violência doméstica.
“Nós tivemos uma proximidade maior com o público e o resultado foi muito positivo porque tivemos uma grande procura de mulheres aos nossos serviços para melhorar a sua autoestima, trabalhar a sua independência financeira e proporcionar a saída do ciclo de violência”, elencou Thayssa Ferraz, psicóloga da pasta.
Como denunciar?
Para denunciar casos de violência doméstica, ligue para a Polícia Militar pelo 190 ou para a Central de Atendimento Exclusivo à Mulher, por meio do 180. A vítima pode registrar denúncias, receber orientações e informações sobre leis e campanhas. A ligação é gratuita e funciona 24 horas, todos os dias da semana.
Núcleo Espaço de Acolhimento da Mulher
Telefone: 3318-4818