Mais uma turma da capacitação O Controle Interno e as Controladorias Municipais finaliza curso nesta quarta


f3c99ee3d64f827c3fdb614b6ec56ffc-2

Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT

Um passo a passo sobre o processo de auditoria no contexto do setor público foi apresentado a controladores internos de 30 municípios durante a quarta etapa da capacitação “O Controle Interno e as Controladorias Municipais”. Realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) por meio da Escola Superior de Contas, o encontro teve início na segunda-feira (29) e foi encerrado nesta quarta-feira (31). 

O objetivo do curso, de acordo com o supervisor da Escola Superior de Contas, conselheiro Waldir Teis, é contribuir para a evolução técnica dos controladores dos Poderes Executivo e Legislativo dos 141 municípios do estado. “Também queremos que eles entendam seus papéis dentro da administração, fazendo não só a fiscalização, mas contribuindo para uma gestão mais eficiente, dentro da regularidade da lei”, disse.   

Na ocasião, o conselheiro destacou que a qualificação faz parte de uma série de ações de orientação propostas pela gestão do presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli. “Esta é uma das formas que temos de contribuir com a gestão pública, fazendo com que o tribunal, por meio de seus professores, leve conhecimento ao gestor e aos servidores que o auxiliam.”  

As aulas foram ministradas pelo auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU), Kleberson Roberto Souza, que apresentou um roteiro completo de auditoria, incluindo desde o planejamento individual até o monitoramento. Os exemplos práticos aplicados durante o curso serviram mostrar como esta forma de atuação pode assegurar mais eficácia na gestão dos recursos públicos.   

Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT

“Abordamos desde a fase de planejamento até a elaboração de matriz de riscos e controles, documentação de uma matriz de achados e produção de relatório de auditoria adequado, por exemplo. A metodologia considera muito a parte prática, disponibilizando muitos modelos de documentos para que o controlador chegue na sua realidade e consiga aplicar o que aprendeu”, explicou Kleberson.   

O controlador interno de Feliz Natal, Noé Reolon, comentou a importância da capacitação. “Assim fica mais fácil para aprendermos e desenvolvermos esse conhecimento no município, na prática”, disse. No mesmo sentido falou o controlador interno de Vera, Elson dos Santos. “Com isso a gente tem mais segurança para auxiliar o gestor a desenvolver um trabalho realmente eficaz.” 

Nesta quarta etapa foram disponibilizadas 50 vagas para servidores de Alto Taquari, Barra do Garças, Cláudia, Denise, Diamantino, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Guiratinga, Jaciara, Juscimeira, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Novo São Joaquim, Poxoreu, Ribeirãozinho, Rio Branco, Santa Carmem, Santa Cruz do Xingu, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa, Serra Nova Dourada, Sinop, Sorriso, Tesouro, Torixoréu, Vera, Vila Bela da Santíssima Trindade.

Clique aqui e confira matéria em vídeo.


 

André Garcia Santana
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Anteriores Cerca de 30 empresas da Estônia pedem fim das sanções impostas à Rússia
Próxima PIB deve mostrar crescimento de 0,9% no 2º trimestre, dizem economistas