Os presidentes dos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Sócio Econômico do Norte Araguaia e do Araguaia, se reúnem nesta quinta-feira no plenário da Câmara de Porto Alegre do Norte.
Na ocasião, serão discutidos o cenário econômico da região, as projeções e o novo modelo do IPM/ICMS, conforme a Lei estadual 746/2022 e o Decreto 1.514/2022.
Participam o consultor econômico da AMM, Vivaldo Lopes, os representantes da Secretaria de Estado de Educação, o coordenador da avaliação da educação básica e do Programa Alfabetiza MT, professor Isaltino Barbosa; da Secretaria de Estado de Saúde, gerente de monitoramento da atenção primária da Saúde, Alessandra Pottraz.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, é a liderança municipalista que participará das reuniões dos Consórcios e do Fórum Político com o foco na defesa dos municípios, sobre uma série de demandas da região. ……
A reunião contará com a participação dos municípios que integram o consórcio Norte Araguaia, Canabrava do Norte, Confresa; Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu e Vila Rica. Do consórcio Araguaia, os municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Luciara, Novo Santo Antônio, São Félix do Araguaia e Serra Nova Dourada.
Em Porto Alegre do Norte, acontecerá o 11º Fórum Político da região com o objetivo de tratar de um alinhamento de pautas prioritárias. Conforme o prefeito anfitrião, Daniel do Lago, a extensa programação reunirá além de prefeitos, diversas lideranças políticas durante a 12ª edição da Dinâmica de Empreendimentos e Empreendedores, um evento tradicional de grande importância para toda a região.
O governador Mauro Mendes, os senadores Jaiyme Campos, Wellington Fagundes e Margareth Buzetti, além de deputados estaduais, vereadores e outras autoridades, são esperadas para o evento em Porto Alegre do Norte, considerada a maior feira de negócios do Norte Araguaia, na Dinâmica de Empreendimentos e Empreendedores.
Na sexta-feira, estão previstas as presenças dos ministros do Transporte, Renan Filho e da Agricultura, Carlos Fávaro. Serão tratados vários assuntos, entre eles, uma eventual ordem de serviço a ser colocada em pauta para o asfalto no trecho de cerca de 12 km que demanda de Porto Alegre à localidade de Luizinho, na BR 158. Por outro lado, dois trechos, de Luizinho a Alto Boa Vista e Bom Jesus do Araguaia, somando 190 quilômetros, a exata totalidade do contorno Leste que circunda a aldeia Marãwatsédé, antigo latifúndio Suiá-Missú. A possibilidade do asfalto nestes trechos deve cessar a espera de pelo menos 50 anos dos moradores daquela região, onde a maioria das estradas que demandam ao eixo da 158 se encontram em péssimas condições de tráfego. Caso aconteça a pavimentação, cerca de seis municípios, poderão ser contemplados.
Fonte: amm