Nesta quarta e quinta-feira (26 e 27), os reitores das instituições federais de ensino superior (Ifes) da região Norte – ligados à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) – estão reunidos na cidade de Boa Vista, capital de Roraima, para a Reunião de Reitores da Amazônia. O evento tem como tema “Desafios, fragilidades e perspectivas para a Amazônia: o papel e as contribuições das universidades federais”.
O objetivo é discutir temáticas alinhadas e comuns às realidades das Ifes desta região, em especial aquelas relacionadas à Amazônia, considerando os desafios e fragilidades em comum, bem como as perspectivas de contribuição das universidades federais para a preservação, desenvolvimento sustentável e promoção do conhecimento científico na Amazônia.
Representando a Andifes, o reitor da UFMT e vice-presidente da organização, afirmou que o encontro deveria ser um espaço para diálogo e construção de um projeto de universidade e de país que busque atender cada região em suas especificidades. “É preciso considerar a missão da universidade pública em relação ao desenvolvimento regional, o desenvolvimento social e humano, através da ciência, da tecnologia, da cultura, e também dos saberes diversos, da comunidade e dos povos originários”, afirmou.
A escolha de Boa Vista como sede se deu em função da situação recente dos povos Yanomamis na região e da constante pressão enfrentada com a imigração de venezuelanos.
A programação inclui diversas palestras temáticas, apresentação de cenários e análises das discussões, proporcionando um espaço de diálogo e troca de experiências entre os representantes de cada Instituição.
Ao final, será elaborada a Carta de Boa Vista, que irá sintetizar as necessidades, deliberações e iniciativas apresentadas durante a reunião.
Fonte: ufmt