A cédula de 1 real de papel deixou de ser produzida em 2005, mas continuou em circulação até 2011, quando foi gradualmente substituída pela nova moeda de 1 real. No entanto, algumas versões específicas da nota ainda são bem valorizadas por colecionadores, como aquelas raras com erros de impressão ou variações nos elementos gráficos.
Caso você ainda tenha uma dessas em casa, pode estar guardando uma nota que vale muito mais do que seu valor original. Isso porque alguns colecionadores buscam um modelo específico da nota de 1 real, a famosa cédula verde.
Colecionar cédulas e moedas é uma atividade de lazer que existe há muito tempo e atrai muitas pessoas ao redor do mundo. Os colecionadores são conhecidos como numismatas, e seu objetivo é reunir e estudar peças que possuem algum valor histórico e cultural.
No caso da cédula de 1 real que os colecionadores buscam, a impressão contém as letras “BA” no número de série, além das assinaturas de Gustavo Loyola e Pedro Malan. Um exemplar como esse atualmente pode valer R$ 300. Apesar de parecer pouco, ela é muito mais valiosa que seu valor de origem.
Para os colecionadores, o valor de uma moeda ou cédula vai além do facial, incluindo fatores como sua raridade, conservação, história e contexto cultural. Muitos numismatas participam de grupos e associações dedicados à numismática, no qual podem compartilhar conhecimentos, trocar peças e participar de eventos de comércio e exposições.
Caso você tenha uma moeda ou cédula que considera diferente e deseja saber se pode receber alguma quantia em troca, basta procurar um grupo de numismatas conhecedores de notas raras. Eles podem te auxiliar com sua venda, ou até mesmo demonstrar interesse.
A nota de 1 real, por exemplo, tem forte valor cultural e histórico, pois foi lançada em 1994, durante a implementação do Plano Real. Ela surgiu para substituir as cédulas de 1.000, 5.000, 10.000 e 50.000 cruzeiros reais que circulavam na época.
Sua emissão durou apenas 11 anos, pois logo foi substituída pela moeda de mesmo valor. No entanto, a moeda é feita de um material bem mais resistente do que o papel e permanece sendo emitida até hoje.
Fonte: capitalist