A Fiat Scudo, trigêmea das irmãs Peugeot Expert e Citroën Jumpy, acaba de chegar à linha 2024 com algumas novidades, principalmente nas dimensões e no interior. Os preços não foram revelados.
O modelo está 4 cm maior na altura e 3 cm maior no vão livre do solo, que passa a ter então com 1,97 m e 66,5 cm, respectivamente. Para a Stellantis, essa mudança reforça a robustez do veículo. A medida certamente foi tomada para adaptar a Scudo as condições ruins do asfalto brasileiro. A capacidade volumétrica é de 6 a 8 m3.
Na carroceria, a Fiat Scudo agora pode ser pintada com o tom metálico Preto Carbon. No interior, a Fiat trocou o painel cinza claro por um todo preto, que faz mais sentido para um carro voltado para o trabalho.
“O item, que antes era cinza claro, agora é todo em preto, mais escuro, ficando mais adequado para um carro de trabalho e mais harmônico com o interior do veículo”, diz a Fiat.
As versões térmicas são equipadas com o motor 1.5 turbodiesel BlueHDI, de quatro cilindros, capaz de desenvolver 120 cv de potência a 3.750 rpm e 30,5 kgfm de torque a 1.750 rpm. O câmbio é manual de seis marchas, com tração dianteira. Há tanque auxiliar de Arla 32 para o veículo atender à nova legislação de emissões.
“Rebadge” praticado pela Fiat
A referência aos dois modelos de marcas francesas é graças ao “rebadge” praticado pela Fiat. O termo é usado para designar carros desenvolvidos por uma fabricante que recebem o logotipo de outra. Outro exemplo é o Peugeot Partner Rapid, que é um Fiat Fiorino com o logotipo da marca francesa. Desde 2021, as montadoras pertencem ao Grupo Stellantis.
A Scudo montado no regime CKD em Montevidéu (Uruguai), ela estará disponível a partir e agosto em duas configurações, Cargo e Multi. A versão elétrica é importada da França, apenas na configuração Cargo.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews