Cuiabá e Setasc-MT iniciam projeto que leva crianças autistas aos jogos na Arena Pantanal


Em alusão ao abril azul, mês designado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre o autismo, o Cuiabá Esporte Clube, em parceria com a Secretaria do Estado de Assistência Social e Cidadania – Setasc-MT, deu início a um projeto que leva crianças autista e familiares a um camarote para os jogos do Dourado na Arena Pantanal. A iniciativa vai perdurar até o final da disputa do Campeonato Brasileiro e já começou na partida do último sábado, contra o Bragantino, pela segunda rodada da competição.

 A iniciativa faz parte dos programas SER Família Inclusivo e SER Família Sensorial, da Setasc-MT, idealizados pela Primeira Dama Virgínia Mendes, e que conta com a parceria da Senadora Margareth Buzetti e da Secretária Grasielle Bugalho.

“Promover a inclusão é uma das missões do Cuiabá Esporte Clube, e quando fomos procurados para esse projeto, aceitamos de imediato. A inclusão é uma das virtudes do esporte, e no Dourado acreditamos que o futebol é para todos. Estamos cada vez mais abertos para iniciativas como essa”, destacou Cristiano Dresch, vice-presidente do Cuiabá.

“Foi gratificante ver as crianças se divertindo, curtindo a Arena Pantanal e torcendo para o Dourado. Já estamos ansiosos para contar com esse apoio nos próximos jogos e vamos trabalhar para recebe-los cada vez melhor. Agradecemos à Setasc pela confiança e por nos procurar para um projeto tão especial”, finalizou o dirigente.

A secretária interina de Estado de Assistência Social e Cidadania, Grasielle Bugalho, ressaltou o trabalho em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), por meio da Rede Cidadã, e o Cuiabá Esporte Clube.

“Pela primeira vez, estamos oferecendo para as pessoas autistas um espaço, dentro da Arena Pantanal, para assistir aos jogos do Cuiabá. Para nós é uma experiência única, uma forma de divulgar a Carteira do Autista, a importância de se ter a carteira, para que os autistas possam acessar inúmeros serviços. Essa sinergia do Cuiabá oferecendo esse espaço e a gente podendo levar esse trabalho para os autistas é muito importante”, frisou.

A cada jogo do Cuiabá na Arena Pantanal, oito crianças autistas serão sorteadas para torcer pelo Dourado em um dos camarotes – cada criança terá direito a um acompanhante responsável. O sorteio se dará pelas plataformas digitais da Setasc e, para participar, a criança deverá estar devidamente cadastrada no banco de dados da Setasc, além de portar a carteira do autista.

Para poder participar do sorteio é preciso ter a Carteira de Identificação do Autista, emitida pelo MT Cidadão. Beneficiários de todo o estado de Mato Grosso podem participar, lembrando que não serão custeados o deslocamento e a hospedagem, tanto do sorteado quanto de seu acompanhante. Apenas será disponibilizado as entradas do camarote

Fotos: Josi Dias/Setasc-MT

 

Alegria para crianças e familiares

Para as mães e pais que acompanharam os pequenos torcedores, o momento foi de gratidão e de felicidade. Tamires Costa de Souza, mãe do Benício de 5 anos, a oportunidade de levar o filho ao estádio veio ao encontro do desenvolvimento dele, do trabalho que está sendo realizado pela terapeuta ocupacional.

“Ele começou a se interessar por bola agora. Então, a vinda aqui na Arena casou muito bem. Foi na Copa do Mundo que ele começou a se interessar e ele nunca tinha vindo pessoalmente. Eu fiquei muito surpresa quando me avisaram e gostei bastante pela inclusão que está sendo realizada. Bem surpresa, de verdade”, ressaltou.

Já para o torcedor fanático do Cuiabá, Samuel Ferreira da Cruz, de 13 anos, assistir o jogo do Dourado de dentro do camarote foi muito emocionante.

“Eu estou muito feliz, e é uma honra. Eu já tinha assistido o jogo do Cuiabá antes, mas aqui é diferente, é emocionante. Obrigado a todos vocês que me convidaram pra vir”, completou.

Sobre a Carteira do Autista

A Carteira de Identificação do Autista (CIA) é emitida de forma gratuita pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e contém informações específicas e qualificadas da pessoa com o transtorno, o contato de emergência e, caso tenha, informações de seu representante legal/cuidador.

O cadastro da CIA, desde setembro de 2022, é realizado pelo aplicativo MT Cidadão, na modalidade digital e/ou física (impressa). O prazo para a emissão da carteira digital é de cinco dias, a contar do envio da documentação via aplicativo, análise e aprovação pela equipe da Setasc. Já para a emissão da carteira física, o prazo será de 30 dias. Mais informações pelos telefones (65) 98421-4080/(65) 3613-5711 ou no site da Setasc.

Fonte: cuiabaesporteclube

Anteriores Covid-19: governo amplia vacina bivalente para todos acima de 18 anos
Próxima Casal que administrava creche e berçário é indiciado por crimes de tortura e maus-tratos contra oito crianças em Sorriso