F1: Diretor da Alfa Romeo elogia evolução de Zhou


O diretor de engenharia da Alfa Romeo-Sauber, Xevi Pujolar, elogiou o piloto da equipe, Zhou Guanyu por ter ‘aumentado seu jogo’ nas primeiras corridas da temporada 2023 da Fórmula 1.

Apesar de ter marcado pontos em sua estreia na F1 no Bahrein em 2022, Zhou teve um início lento depois disso e marcou apenas seis pontos no total, contra a contagem muito superior de Valtteri Bottas com 49 pontos, apesar do finlandês só ter conseguido marcar três pontos depois da nona etapa em 2022.

Zhou melhorou com o decorrer da temporada, mas sem muito sucesso, já que a Alfa Romeo entrou em um declínio acentuado, depois do seu forte início e somou apenas mais quatro pontos nas últimas 13 corridas da temporada passada.

Embora a marca italiana tenha sido um modelo de inconsistência na última temporada, Zhou continuou no ímpeto ascendente que construiu nas últimas fases do ano passado, e superou Bottas na Arábia Saudita e na Austrália este ano.

Pujolar afirmou que os dois pilotos da Alfa Romeo estão agora operando em um nível igual, e acredita que isso estabelece uma referência útil para a equipe, pois ajuda a melhorar seu desempenho na pista.

“Acho que Zhou está aumentando seu jogo. E eu diria que agora os dois estão bastante equilibrados”, disse ele na Autosport. “Isso é bom para nós. A qualificação na Austrália não foi ideal, mas nas duas últimas sessões de qualificação ambos estão perto do Q3, e isso é bom para a equipe.”

Pujolar afirmou que um grau adicional de autoconfiança, foi a principal razão por trás da notável melhora de Zhou em seu segundo ano na F1.

“Ele está mais confiante. O carro é diferente, e trabalhar com Valtteri também ajudou e lhe deu mais confiança.”

No momento a Alfa Romeo-Sauber ocupa a oitava posição no campeonato de construtores em 2023 com 06 pontos, sendo 04 marcados por Bottas e 02 por Zhou.

Fonte: f1mania

Anteriores F1: Haas descarta novos pilotos iniciantes em favor de experiência
Próxima F1: Editora-chefe é demitida por entrevista falsa de Michael Schumacher