Prefeitura de Diamantino e Polícia Militar definem estratégias de segurança nas escolas


A Prefeitura de Diamantino e a Polícia Militar, por meio da Secretaria Municipal de Educação e 9º Companhia Independente da PMMT, atuam em conjunto para definir estratégias de segurança nas escolas do município. O objetivo é a prevenção contra possíveis atos de violência e combate às fake news. O primeiro encontro ocorreu no dia (18.04) , na Diretoria Regional de Educação (DRE) e o segundo na noite desta quarta-feira (19.04), no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). As reuniões tiveram como público alvo os profissionais da Educação de todas as escolas públicas e privadas da cidade, totalizando 24 unidades. 

Participaram da ação, a secretária municipal de Educação Rose Carris, o diretor do DRE Luiz Henrique Dutra, o instrutor do PROERD tenente Reginaldo Ângelo Nosela Duarte, o soldado Ormond, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Mateus Paese, o chefe de gabinete Milton Criveletto, a vereadora Michele Carrasco, assessores pedagógicos do Município e Estado, além de gestores, professores e TDI’s de escolas públicas e privadas do município. 

As orientações foram conduzidas pelo tenente Reginaldo que abordou temas importantes, explicando como a Polícia Militar tem atuado na prevenção e combate ao crime, onde começa a segurança, como proceder na abordagem às crianças e pais, além da importância de evitar o compartilhamento de notícias de violência ou fake news, do uso do uniforme, dentre outras condutas necessárias para evitar atos de violência. 

Para Rose Carris, a união entre as instituições é fundamental quanto à postura que os profissionais devem ter nas escolas a fim de coibir práticas ou ameaça de violência no ambiente escolar. “Nós estamos muito atentos aos fatos e unindo esforços para proteger nossos alunos e tranquilizar os pais e a sociedade”, garante a titular da Educação. 

Atendendo à solicitação da Secretaria de Educação, o tenente Reginaldo avaliou a iniciativa. “Foi extremamente positivo esse debate, essas orientações que a Polícia Militar levou ao corpo docente e demais profissionais da rede, onde a gente pode apresentar medidas de segurança a serem tomadas a fim de prevenir qualquer situação que possa acontecer na escola também com o objetivo de acalmar os professores e pais através de informações”, completou. 

PROERD na Escola 

Ações do plano de gestão municipal já atuam na prevenção contra violência no ambiente escolar e na sociedade. No começo do ano, a Prefeitura de Diamantino e a 9ª CIPM, por meio do prefeito Dr. Manoel Loureiro e da Comandante Ten Cel PM Regina firmaram convênio para implantação do  PROERD – Programa de Repreensão e Resistência às Drogas. As aulas são ministradas pelo 1º Tenente PM Reginaldo semanalmente a mais de 180 alunos.

Em caso de denúncia a população pode entrar em contato com a PM pelo telefone 190. A PM orienta a população evitar compartilhar fake News ou notícias de violência em escolas e procurar as autoridades em situações suspeitas para as providênciais cabíveis. 

 

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Após apelo de Rodrigo Pacheco, Campos Neto diz que Banco Central tem 'timing' diferente da política
Próxima Devedor pode ter parte do salário penhorado para pagamento de dívida, decide STJ