“A Bundeswehr [forças armadas alemãs] quer interromper o uso dos sistemas de defesa antiaérea Patriot na Polônia até junho deste ano e na Eslováquia até o final do ano”, diz o artigo.
Segundo o porta-voz da Defesa alemã, Berlim já levou esses planos para Varsóvia e Bratislava. Após o anúncio do término planejado do uso do sistema da defesa antiaérea Patriot, o Ministério da Defesa alemão deixou claro que negociações com os parceiros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre esta questão serão realizadas.
Os sistemas de defesa antiaérea alemães Patriot foram instalados na Polônia no início do ano devido à queda de um míssil ucraniano perto da fronteira oriental da república. Na Eslováquia, o sistema de defesa antiaérea tornou-se operacional no final de março de 2022.
O Wall Street Journal citou anteriormente documentos vazados do Pentágono, segundo os quais a Ucrânia pode perder a maioria de seus mísseis antiaéreos, o que vai deixar cerca de 40 instalações de infraestrutura crítica sem cobertura de defesa antiaérea.
A Rússia já remeteu uma nota aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre o fornecimento de armas à Ucrânia.
O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia será um alvo legítimo para a Rússia.
Fonte: sputniknewsbrasil