A Prefeitura e a Polícia Militar de Diamantino atuam em conjunto para definir estratégias de segurança nas escolas do município. O objetivo é a prevenção contra possíveis atos de violência e combate às fake news. O primeiro encontro ocorreu no dia (18.04) , na Diretoria Regional de Educação (DRE) e o segundo na noite desta quarta-feira (19.04), no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). As reuniões tiveram como público alvo os profissionais da Educação de todas as escolas públicas e privadas da cidade, totalizando 24 unidades. 

Participaram da ação, a secretária municipal de Educação Rose Carris, o diretor do DRE Luiz Henrique Dutra, o instrutor do PROERD tenente Reginaldo Ângelo Nosela Duarte, o soldado Ormond, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Mateus Paese, o chefe de gabinete Milton Criveletto, a vereadora Michele Carrasco, assessores pedagógicos do Município e Estado, além de gestores, professores e TDI’s de escolas públicas e privadas do município. 

As orientações foram conduzidas pelo tenente Reginaldo que abordou temas importantes, explicando como a Polícia Militar tem atuado na prevenção e combate ao crime, onde começa a segurança, como proceder na abordagem às crianças e pais, além da importância de evitar o compartilhamento de notícias de violência ou fake news, do uso do uniforme, dentre outras condutas necessárias para evitar atos de violência. 

Para Rose Carris, a união entre as instituições é fundamental quanto à postura que os profissionais devem ter nas escolas a fim de coibir práticas ou ameaça de violência no ambiente escolar. “Nós estamos muito atentos aos fatos e unindo esforços para proteger nossos alunos e tranquilizar os pais e a sociedade”, garante a titular da Educação. 

Atendendo à solicitação da Secretaria de Educação, o tenente Reginaldo avaliou a iniciativa. “Foi extremamente positivo esse debate, essas orientações que a Polícia Militar levou ao corpo docente e demais profissionais da rede, onde a gente pode apresentar medidas de segurança a serem tomadas a fim de prevenir qualquer situação que possa acontecer na escola também com o objetivo de acalmar os professores e pais através de informações”, completou. 

PROERD na Escola 

Ações do plano de gestão municipal já atuam na prevenção contra violência no ambiente escolar e na sociedade. No começo do ano, a Prefeitura de Diamantino e a 9ª CIPM, por meio do prefeito Dr. Manoel Loureiro e da Comandante Ten Cel PM Regina firmaram convênio para implantação do  PROERD – Programa de Repreensão e Resistência às Drogas. As aulas são ministradas pelo 1º Tenente PM Reginaldo semanalmente a mais de 180 alunos.

Em caso de denúncia a população pode entrar em contato com a PM pelo telefone 190. A PM orienta a população evitar compartilhar fake News ou notícias de violência em escolas e procurar as autoridades em situações suspeitas para as providênciais cabíveis. 

 

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Caminhada em Paraisópolis alerta para cultura de paz nas escolas
Próxima Secel dá início a Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses 2023 nesta sexta-feira (21)