Em sua busca para voltar ao topo da Fórmula 1, a McLaren está lançando um programa de treinamento para jovens pilotos, que também inclui nomes já consagrados em categorias como Fórmula E e IndyCar. O ex-piloto de F1 e vencedor das 24 Horas de Le Mans, Emanuele Pirro foi nomeado para liderar esse programa de desenvolvimento, conforme anúncio feito pela própria equipe.
A McLaren anunciou em um comunicado de imprensa, que alguns jovens pilotos serão apoiados em seu desenvolvimento desde o Kart até serem pilotos profissionais. Ao fazer isso, a McLaren pretende facilitar o fluxo de talentos emergentes para a F1. Além disso, há espaço no programa para pilotos profissionais estabelecidos em outras categorias, para que obtenham experiência na F1.
O programa não apenas vai criar um canal de talentos em potencial para a equipe de Fórmula 1, mas também para a McLaren na IndyCar e sua própria equipe na Fórmula E. Esse programa pode ajudar a McLaren a encontrar seus próximos pilotos titulares, além de pilotos de teste e desenvolvimento. O programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren atualmente consiste em Pato O’Ward e Alex Palou (ativos na IndyCar), sendo o último também piloto de testes e reserva da McLaren na F1. O jovem Ugo Ugochukwu, que ainda corre no Kart, também faz parte do programa atual.
Comentando sobre o novo projeto, o CEO da McLaren, Zak Brown, afirmou: “A McLaren tem uma longa história de desenvolvimento de talentos emergentes em pilotos de alto nível, e estou orgulhoso de que isso continuará por muito tempo no futuro. Temos uma equipe experiente aqui na McLaren, que serão habilmente liderados por Emanuele, capazes de fornecer o suporte e os recursos necessários para transformar jovens talentos em pilotos profissionais altamente competitivos”, disse Brown.
Pirro, ele próprio um ex-piloto de testes da McLaren, está ansioso por seu novo cargo. “A McLaren desempenhou um papel crucial na minha carreira, dando a oportunidade de me tornar um piloto de F1 e me elevar a um nível superior trabalhando ao lado de Ayrton Senna, Alain Prost e Gerhard Berger. Junto com minha equipe, meu papel ajudará na criação de um programa de ponta, selecionando os melhores pilotos possíveis e fornecendo-lhes todas as ferramentas necessárias para fazer o melhor uso de seu talento”, finalizou.
Fonte: f1mania