INPP promove palestra Cátedra Unesco sobre “Cultura Fluvial”


Na próxima segunda-feira (24) acontece a palestra da Cátedra Unesco sobre a cultura fluvial entre o homem a natureza. O evento acontece no dia 24 de abril, às 15 horas, no auditório do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP), no campus da UFMT, em Cuiabá, como parte do ciclo de palestras  “Wolfgang J. Junk”. A promoção do evento é do INPP pareceria com o INCT-Áreas Úmidas (INAU) com a participação do  professor Karl Matthias Wantzen, da Universidade de Tours, França, especialista em ecologia no Pantanal e Cátedra titular UNESCO “River Culture!.

A “Cultura Fluvial” é um conceito científico que apresenta caminhos para sair da atual crise hídrica no mundo, por meio da relação homem e natureza. A atividade marca o início das atividades do INPP. Segundo, Karl Matthias Wantzen, a “Cultura Fluvial” é preliminarmente baseada em cinco princípios. “A Cultura Fluvial é uma ferramenta inovadora para harmonizar humanos e meio ambiente em corredores de várzea fluvial em todo o mundo”, pontua Wantzen.

Entre os princípios está redefinir  valores e prioridades na gestão da paisagem fluvial em favor do bem-estar humano e uma coexistência harmoniosa do homem e da paisagem fluvial, viver no ritmo das águas, ou seja, adaptar as opções de manejo de acordo com a dinâmica hidrológica ao invés de lutar contra ela

Trata-se ainda de transformar o uso tradicional dos rios em atividades culturais modernas e opções de gestão, copiar estratégias de sobrevivência de organismos adaptados ao pulso de inundação, novas formas de uso humano podem ser desenvolvidas e fazer da bacia hidrográfica a unidade geográfica de base para todos os tipos de decisões políticas no manejo da paisagem.

O ciclo de palestras “Wolfgang J. Junk” prossegue até o final deste ano.  Entre os temas  estão “Incertezas, riscos e resiliência  para a manutenção  dos serviços ecossistêmicos do sistema de baías Chacororé e a Sinhá Mariana, Pantanal Mato-grossense”, com a participação da professora Carolina Joana. 

Também está prevista a palestra “A necessidade de uma Lei para o Pantanal”, que terá com o senador por Mato Grosso, Wellington Fagundes; “Novos paradigmas pra restauração de florestas no Pantanal e outras áreas úmidas” que será ministrada pela professora  Cátia Nunes; e “Bioprospecção no Pantanal”, que terá a participação do professor Domingos Tabajara.

Fonte: ufmt

Anteriores Moradores do Jardim Pindorama comemoram o anúncio de investimentos para região
Próxima Governo de Mato Grosso investe R$ 1,1 bilhão em Várzea Grande