Um público estimado de mais de 150 mil pessoas, que acompanhou mais de 320 ações em 80 espaços espalhados por 15 bairros da Capital. O sucesso da empreitada cultural levou a Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Marquito (Psol), a entregar nesta quarta-feira (19) ao Instituto Maratona Cultural a moção de aplauso. O presidente da Casa, deputado Mauro de Nadal (MDB), prestigiou o ato.
O evento ocorreu de 23 a 26 de março, em decorrência dos 350 anos de Florianópolis, e culminou com o show de Gilberto Gil no Largo da Alfândega. “O reconhecimento do parlamento e o carinho da população nos motiva para as próximas produções ao longo do ano, apostando nas leis municipais de incentivo à cultura”, declarou Paula Borges Lins, presidente do Instituto Maratona Cultural.
A arte, cultura e educação em espaços públicos antes não ocupados mostra a força da indústria criativa, segundo a dirigente cultural. “Além da geração de emprego para artistas e trabalhadores da cultura, a emoção e os sentimentos demonstrados pelo público fizeram com que não houvesse nenhuma ocorrência de violência, furto ou assédio sexual. Agradecemos a parceria com a Polícia Militar.”
O fato de Santa Catarina ser o 3º maior PIB do país na indústria criativa foi lembrado por Marquito. “A cada um real investido na cultura o retorno é de cinco reais. Então, o investimento na Maratona Cultural foi de R$ 1 milhão e R$ 5 milhões foram movimentados pelo comércio local nos quatro dias de arte e cultura popular. Por isso, precisamos fortalecer o fomento à cultura por intermédio das leis de incentivo e no diálogo com os trabalhadores do setor.”
Agência AL
Fonte: alesc.sc.gov