Marko diz que Verstappen está próximo do domínio de Vettel na Red Bull F1


si202109100644_news

Que o holandês Max Verstappen está dominando a Fórmula 1 este ano, e caminha para seu bicampeonato, é um fato inegável. O consultor da Red Bull, Helmut Marko, afirmou que esse domínio de Verstappen e da Red Bull na categoria esse ano, é semelhante aos dias de vitórias de Sebastian Vettel com a equipe, no início de 2010.

Marko ficou extremamente satisfeito com o desempenho do holandês no Grande Prêmio da Bélgica, afirmando também que o pai do piloto, Jos Verstappen, estava confiante na vitória antes mesmo da corrida começar.

Verstappen foi obrigado a largar em 14º no grid, devido a troca de vários componentes de sua unidade de potência.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });

Após a conclusão da corrida, Marko foi questionado se Verstappen poderia ter conseguido o feito, mesmo se tivesse largado no final do grid, ao que ele respondeu: “Acho que sim”.

“Já sabíamos antes das férias que trocaríamos o motor na Bélgica, e pensamos: ‘Ok, vamos pelo menos tentar pontuar’, mas após a volta de qualificação achamos que um pódio seria possível. Mas Jos disse: ‘Ele vai ganhar’,” disse Marko.

Verstappen foi intocável na sessão de qualificação de sábado, marcando um tempo mais de seis décimos mais rápido que Carlos Sainz da Ferrari, que ficou na segunda posição.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });

Com a vitória em Spa-Francorchamps sendo a nona de Verstappen nas primeiras 14 corridas este ano, ele está a caminho de quebrar o recorde atual de treze vitórias em uma única temporada, de Michael Schumacher e Sebastian Vettel.

Vettel alcançou o feito em 2013, quando também garantiu seu quarto e último título na F1, após uma era de quatro anos de domínio total.

Marko disse que Verstappen alcançar esse recorde, seria ainda mais satisfatório para a equipe, devido ao nível de desempenho na atual temporada.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });

“Não vimos um domínio assim desde então. Desta vez, temos uma forte concorrência”, disse Marko. “Com Vettel, disputamos principalmente contra a Ferrari, e um ano contra a McLaren, mas agora corremos contra a Ferrari e a Mercedes, por isso estamos satisfeitos e muito orgulhosos.”

O próximo GP no calendário da F1, é nesse próximo final de semana e na casa de Verstappen em Zandvoort e, embora ele seja o favorito para adicionar uma 10ª vitória à sua contagem na temporada, Marko deixou claro que sua vantagem de 93 pontos na classificação dos pilotos, tira a pressão dos ombros do jovem piloto de 24 anos.

“É bom que não precisamos vencer todas as corridas. Se virmos que não podemos vencer, ok, vamos para os pontos. Ainda faltam oito corridas. Acredito que temos que ganhar mais duas ou três para estarmos seguros no campeonato. Em Zandvoort, você tem que se qualificar muito bem, porque as ultrapassagens são muito difíceis e você não sabe qual é a previsão do tempo, se está ventando ou se há areia na pista”, concluiu Marko.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-4’); });

Apesar do consultor da Red Bull afirmar que a equipe e Verstappen estão enfrentando uma grande concorrência este ano, isso não é exatamente verdade. A Ferrari realmente começou a temporada muito forte e parecia que iria dominar, mas começou a ter diversos problemas, de confiabilidade do carro, erros de pilotos, e principalmente erros de estratégia em quase todas as corridas, favorecendo muito as coisas para a Red Bull.

Enquanto isso a Mercedes teve um início de temporada muito fraco e com diversos problemas, principalmente o ‘porpoising’, e só conseguiu recuperar um pouco de ritmo nas últimas corridas antes das férias da F1, recuperação que não se repetiu na Bélgica.

 

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-5’); });

 

 

 

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-6’); });

Anteriores Receita paga 4º lote de restituição do imposto de renda nesta quarta
Próxima Covid: EUA autoriza aplicação de vacinas atualizadas contra a Ômicron