UFMT recebe novas câmeras de videomonitoramento


Com intuito de aprimorar as ações de segurança da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a  Pró-reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi), realizou a aquisição de mais 640 câmeras de videomonitoramento para os Câmpus de Cuiabá, Araguaia e Sinop. A pró-reitoria segue em processo de instalação, até o mês de outubro.

O pró-reitor de Administração e Infraestrutura da UFMT, Adriano Aparecido de Oliveira, conta que para o Câmpus de Cuiabá serão instaladas 448 câmeras, e para o Câmpus do Araguaia e Sinop, o total de 96 cada um. O gestor destaca ainda que o  investimento total é de mais de R$500 mil, e que a instalação inicia em Cuiabá, seguindo para os demais . 

O Coordenador de Gestão de Infraestrutura, Guilherme de Almeida Costa, conta que as câmeras foram adquiridas com a finalidade de instalação para as áreas internas de todos os blocos. Ele disse ainda que além das câmeras foram adquiridos os gravadores de vídeo, que possibilitarão a gravação das imagens. 

“Atualmente no Câmpus de Cuiabá há cerca de 85 câmeras instaladas nas áreas externas, entre elas seis do modelo PTZ’s, que pode realizar movimentação e ampliar o ângulo de captura de imagens, e 59 câmeras nas áreas internas”, ressaltou, complementando que a nova aquisição possui conexão Wi-Fi, e sensores de infravermelho que proporcionam a visualização de imagens em modo noturno.

No Câmpus de Cuiabá todas as câmeras são interligadas à central de monitoramento 24h,  incluindo as da Fazenda Experimental da UFMT. Além delas, 23 porteiros atuam em escala de 12×36 horas de trabalho, todos os dias, das 07h às 19h. Nas ações de segurança há ainda os sistemas de rondas realizadas por equipes especializadas. 

“A UFMT está avançando ainda mais para resguardar seu patrimônio e comunidade universitária. A expectativa é que essa ação seja acompanhada de diversas outras previstas no Plano de Segurança a ser pautado no Consuni em breve”, destaca o pró-reitor, complementando que segue disponível o WhatsApp e disque-denúncias no Câmpus de Cuiabá, 65 3615-8065.

A central telefônica disponibilizada para a comunidade universitária vai realizar atendimentos 24 horas por dia, sete dias por semana. A Proadi informa que a medida é um canal rápido de acolhimento de denúncias. 

Leia mais

Fazenda Experimental recebe ações de segurança

UFMT desenvolve central de monitoramento 24 horas

Seminário discute Segurança e Direitos Humanos na UFMT

Comunidade de Cuiabá e VG discutem plano de Segurança

UFMT realiza audiência pública sobre Segurança na segunda

Fonte: ufmt

Anteriores Lira prevê votação do arcabouço fiscal até 10 maio
Próxima Thiago Silva diz que 980 novos servidores é um avanço e vai lutar por mais convocações na segurança pública