FIA vai testar mudança do local de zona DRS no TL1 para o GP da Holanda de F1


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No ano passado, quando a F1 retornou ao circuito reformado de Zandvoort para o GP da Holanda, após uma ausência de 36 anos, uma das principais características da pista renovada foi sua curva inclinada, a Arie Luyendyk Bocht, com inclinação de 18 graus.

Em 2021 a FIA inicialmente optou por colocar a segunda zona DRS, antes dessa curva, na tentativa de aumentar as ultrapassagens na reta principal, mas, por razões de segurança, esse plano foi descartado e o ponto de ativação da zona DRS foi colocado depois da curva inclinada.

No entanto, a Fórmula 1 dará outra chance à sua ideia original no treino de abertura de sexta-feira, para tentar melhorar as oportunidades de ultrapassagem na reta principal de Zandvoort.

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“A posição atual é que teremos o DRS antes da curva inclinada, que é a última curva do circuito, para melhorar um pouco as corridas em Zandvoort”, disse Nikolas Tombazis, diretor técnico de monopostos da FIA, à Viaplay.

“Mas estamos mantendo a mente aberta sobre isso e pediremos feedback às equipes. Já pedimos a eles em simulações, mas também após o TL1, pediremos feedback real às equipes. Se sentirmos que há algum risco, mesmo remoto, para a segurança, claramente teremos que agir e mudar o DRS para depois da curva”, disse ele.

O chefe da Pirelli na F1, Mario Isola, disse que o fornecedor de pneus está preparado para lidar com a carga extra gerada pelo sistema de redução de arrasto da F1 em Zandvoort, mas como o DRS afetará os níveis de degradação dos pneus ainda não está claro.

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“Geralmente, quando você abre o DRS, você transfere a carga na frente, então você carrega muito mais os pneus dianteiros em comparação com os pneus traseiros”, disse Isola, citado pelo Motorsport.com.

“Depois temos que checar os dados após este teste para entender se nesta condição as rodas traseiras estão deslizando, por exemplo. Podemos ter algum superaquecimento também, mas é um pouco difícil no momento fazer uma previsão adequada”, disse ele.

Sem dúvida os fãs da F1 esperam que o DRS possa realmente ser utilizado antes da curva inclinada, pois assim a velocidade na curva será ainda maior, e os carros entrarão na reta principal muito mais rápidos e podendo ultrapassar uns aos outros.

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