Sessão Solene celebra 80 anos do IFMT São Vicente


A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, na noite de segunda-feira (17), sessão solene em comemoração aos 80 anos de fundação do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) São Vicente, grande escola agrícola do Brasil. Foram entregues moções de aplausos a profissionais da ativa e aposentados, gestores, autoridades e ex-alunos da instituição, totalizando mais de 120 pessoas agraciadas com as homenagens. 

“São 80 anos, muitos alunos formados, muito conhecimento passado adiante. O trabalho do IFMT é importantíssimo na qualificação técnica. Mato Grosso tem crescido muito e a gente precisa preparar as pessoas do estado para ocupar as melhores vagas de emprego, para que alcancem os melhores salários e os espaços. O IFMT é uma escola de qualidade e prova isso pelos líderes que passaram por lá”, afirmou o requerente da sessão, deputado estadual Max Russi (PSB).

Reitor do Instituto Federal e um dos homenageados, o professor Julio César dos Santos, lembrou que o campus São Vicente é uma das 19 unidades do IFMT, fundada em 14 de abril de 1943. “A criação deu-se dentro de um projeto do governo federal de ocupação da região oeste do território brasileiro. Desde então, o campus São Vicente passou por diversas denominações até 2008, quando as três unidades das escolas técnicas existentes em Mato Grosso foram transformadas em institutos federais”, contou. 

O reitor destacou ainda que a unidade já formou mais de 13 mil técnicos agrícolas. “Hoje eles estão distribuídos em todas as regiões do estado de Mato Grosso, nas mais diversas empresas do setor, no setor público. Grandes políticos do nosso estado também foram alunos do instituto”, completou. O diretor geral do campus São Vicente, professor Lívio dos Santos Wogel destacou o caráter “acolhedor” do IFMT São Vicente. “A instituição acolhe os filhos do trabalhadores, especialmente do interior. Hoje em dia,há 62 municípios de Mato Grosso ali dentro e tem dois braços uma em Jaciara e outro em Campo Verde, Acredito que o único curso de agronomia noturno e gratuito é o de São Vicente”, disse. 

Também entre os homenageados está o formando da turma de 1959 em maestria agrícola do IFMT São Vicente, Antônio Constantino de Campos. Ele é engenheiro agrônomo e professor aposentado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. “Eu me orgulho muito de ser ex-aluno. Ali tive bases teóricas, psicológicas e, sobretudo, me deu entusiasmo para eu seguir a carreira agrícola até eu chegar à Escola Nacional de Agronomia. O ensino era mais que completo, além das disciplinas tradicionais, nós tínhamos as disciplinas técnicas envolvendo agricultura e pecuária. Saltava aos olhos as aulas práticas, os alunos executavam as tarefas diretamente no campo”, elogiou.

Entre as autoridades presentes estavam representantes do Poder Executivo estadual, prefeitos, vereadores, assim como o deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), deputado federal Abílio (PL) e o senador Wellington Fagundes (PL) – ex-aluno homenageado.

Fonte: al.mt.gov

Anteriores Escola do Legislativo abre inscrições para pós-graduação e MBA
Próxima TCU publica acórdão sobre autorização de transferência direta de recursos de emendas