O piloto da McLaren, Lando Norris, afirmou que apoia a ideia de ir direto para a qualificação, após a primeira sessão de treinos livres nos finais de semana de corrida na Fórmula 1.
Uma programação tradicional de fim de semana de corrida consiste atualmente em três sessões de treinos livres de uma hora, duas na sexta-feira e outra na manhã de sábado, antes da qualificação na tarde do sábado.
Mas a introdução de finais de semana com corridas sprint em 2021, fez com que os pilotos tivessem apenas uma hora de treino livre antes de ir para uma sessão de qualificação na sexta-feira, que define o grid para a corrida sprint no sábado, cujo resultado determina o grid do GP no domingo. Foi assim nos três finais de semana com corrida sprint em 2021 e em 2022. Este ano serão seis eventos com o formato sprint.
O CEO da F1, Stefano Domenicali, provocou algumas manifestações antes do GP da Austrália, dizendo que mudanças no formato dos finais de semana de corrida poderiam estar no horizonte, depois de delinear que apoiaria o cancelamento das sessões de treinos livres.
Depois disso, Norris declarou que mantém uma preferência por apenas uma hora de treino livre para se aclimatar a um circuito, antes da qualificação.
“Verdade, prefiro ser honesto”, disse Norris sobre o atual formato das corridas sprint. “Gosto de ir do TL1 para algo sério.”
“Isso me coloca sob pressão, coloca os pilotos sob um pouco mais de pressão, os engenheiros sob um pouco mais de pressão. Entramos direto na ação, direto para um cenário exigente”, disse ele.
No entanto, Norris admite que ainda não está convencido sobre as corridas sprint de maneira geral, e diz que não tem certeza sobre o que pode ser modificado para o futuro.
“Para ser honesto, ainda não sou o maior fã de corridas sprint, ainda amo a preparação para o GP no domingo e toda a pressão na qualificação de sábado”, afirmou Norris.
“Eu não sei como isso pode ser mudado, mas talvez ir direto do TL1 para a qualificação, seja uma coisa legal, mas isso seria apenas sábado e um domingo. Então não sei”, concluiu o piloto da McLaren.
Fonte: f1mania