Discord: conheça a plataforma de mensagens usada para vazar documentos classificados dos EUA


Os textos vazados supostamente esclareceriam os interesses dos EUA em vários cantos do mundo, incluindo a avaliação do Pentágono sobre a crise em curso na Ucrânia, embora a veracidade dos dados vazados ainda não tenha sido determinada.
Estes materiais, cuja divulgação tem sido atribuída pelas autoridades do país norte-americano a um jovem de 21 anos da Guarda Aérea Nacional dos Estados Unidos de nome Jack Teixeira, surgiram recentemente nas redes sociais, tendo-se verificado que o primeiro programa em que eles apareceram estava no Discord.

Mas então o que é Discord?

O Discord é uma plataforma de comunicação digital, criada em 2015 por Jason Citron e Stanislav Vishnevskiy. Obviamente, não se pretendia espalhar “informações classificadas“, mas sim melhorar a comunicação entre os jogadores de jogos eletrônicos.
Esta ferramenta é gratuita e está disponível em computadores e para todos os dispositivos móveis. Ele também permite que os usuários se comuniquem por meio de mensagens de texto, bate-papo por voz ou vídeo, além de compartilhar arquivos. Ela permite a criação de servidores em que somente perfis convidados têm acesso autorizado ao seu conteúdo.
Esta foto, criada em 13 de abril de 2023, mostra o logotipo do Discord e o suspeito, o guarda nacional Jack Teixeira, refletido em uma imagem do Pentágono em Washington. - Sputnik Brasil, 1920, 14.04.2023

Por outro lado, também é possível optar por uma assinatura paga chamada Discord Nitro que oferece algumas vantagens como personalização avançada do servidor e mais espaço para upload de arquivos.
Cada servidor Discord é capaz de hospedar dezenas de milhares de usuários (até quase um milhão) que podem configurar seus próprios canais (essencialmente salas de bate-papo) para conversar entre si e compartilhar conteúdo.
Por fim, pode-se dizer que a crescente popularidade da plataforma começou em 2020, quando as medidas de confinamento para a pandemia de COVID-19 obrigaram milhares de pessoas em todo o mundo a ficar em casa.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Governo de MT aplica R$ 227 milhões em multas no 1º trimestre por crimes ambientais
Próxima Congressistas instam Biden a investigar destino da ajuda militar que os EUA entregam a Israel