Em um estudo publicado na revista Antiquity, os pesquisadores identificaram 135 locais no topo da colina, associados a áreas de produção agrícola, com um número variável de paredes concêntricas em terraços.
Em cada local, a equipe encontrou grandes quantidades de fragmentos cerâmicos pré-hispânicos de estilos locais típicos dos Períodos Intermediário e Tardio (1250-1600 d.C.), juntamente com alguns estilos regionais ligados à expansão sul dos Incas.
A maioria dos fragmentos cerâmicos são tigelas, pratos e pequenos frascos, indicando seu uso em práticas comensais e rituais.
As evidências sugerem que os locais foram usados como espaços cerimoniais conhecidos como wak’a, uma prática que surgiu durante o período intermediário tardio.
Isto corresponde a relatos de clérigos espanhóis e cronistas do período colonial de cerca de 1535-1800, como o do cronista Guaman Poma de Ayala.
Em Waskiri, perto do rio Lauca e da fronteira boliviano-chilena, o estudo descobriu uma grande construção circular medindo 140 metros de diâmetro.
© Foto / P. CruzVista de Waskiri mostrando as silhuetas das principais montanhas sagradas da região (acima); a distribuição de locais sagrados em torno de Waskiri (abaixo)
Vista de Waskiri mostrando as silhuetas das principais montanhas sagradas da região (acima); a distribuição de locais sagrados em torno de Waskiri (abaixo)
© Foto / P. Cruz
O local tem um anel composto por 39 recintos adjacentes, cada um com uma área entre 106 e 144 m2. Estes encerram uma praça de aproximadamente 1ha, onde foram encontrados abundantes fragmentos cerâmicos atribuídos aos Períodos Intermediário e Tardio.
Os arqueólogos teorizam que as paredes do perímetro podem refletir o sistema inca de ceque (caminhos rituais que convergiam em um centro) sugerindo que os incas replicaram a estrutura simbólica de Cuzco nas regiões que colonizaram.
O local é visualmente e espacialmente associado às principais montanhas sagradas, várias construções circulares muradas e torres de enterro adornadas com padrões imitando tecidos incas.
De acordo com os autores do artigo: “Este centro cerimonial e a paisagem ritual em que Waskiri está situado fornecem material rico para um estudo mais aprofundado da história pré-hispânica desta parte dos Andes, uma área que tem sido geralmente pouco estudada. Outras pesquisas permitirão aos cientistas testar essas hipóteses e interpretações iniciais.”
Fonte: sputniknewsbrasil