A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), realizou o encerramento do 11º Estágio de Qualificação de Praças, na manhã desta sexta-feira (14.04), em Cuiabá. A cerimônia foi realizada no auditório da OAB-MT, onde os 603 policiais militares, que participaram da formação, receberam seus certificados de conclusão do curso.
O estágio de atualização foi realizado entre os meses de fevereiro e abril, onde os policiais participaram dos cursos de EQC (Estágio de Qualificação de Cabos), EQS (Estágio de Qualificação de Sargentos) e EAS (Estágio de Aperfeiçoamento de Sargentos), sendo as turmas formadas por 52 segundos-sargentos, 534 terceiros-sargentos e 18 cabos.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, parabenizou os militares que concluíram o curso e ressaltou a importância da qualificação, uma vez que os estágios de atualização são procedimentos essenciais para a graduação de todo policial militar.
“O estágio de aperfeiçoamento promove a atualização necessária para que os policiais militares possam assumir novos postos na Polícia Militar com o total preparo. Hoje com ganho de estrutura, modernização de armamentos e tecnologia, é possível entregar com muito mais qualidade, uma segurança pública eficiente para os cidadãos mato-grossenses”, afirmou o comandante-geral.
O comandante da Esfap, tenente-coronel Bruno Marcel Souza Tocantins, explicou que a principal função do estágio de atualização é aprimorar os conhecimentos técnicos e práticos dos policiais militares, se alinhando com as novas tendências para a garantia da segurança pública.
“Podemos dizer que a Esfap faz sua parte para melhoria da qualidade de ensino e ganho de conhecimento aos policiais. Além das disciplinas, o que marca o estágio é a troca de experiências e a superação dos militares, vindos dos mais variados e distantes locais do Estado, unidos com um foco em comum, conhecimento para fortalecer a instituição e melhor servir a população”, concluiu o tenente-coronel Bruno Marcel.
Ao longo dos dois meses de qualificação, os policiais militares participaram de palestras sobre o combate ao crime organizado, workshops administrativos e capacitações de tecnologia embarcada, que estão sendo aplicados na PMMT. Além disso, também tiveram acesso a disciplinas de Procedimento Operacional Padrão, Legislação Policial, Planejamento Estratégico, Liderança, e outras qualificações.
Fonte: mt.gov