O Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP) realiza no próximo dia 24, às 14h, um encontro com as bancadas estadual e federal de parlamentares por Mato Grosso. O encontro marca o início das atividades do Instituto, que conta agora com estrutura administrativa própria, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O encontro com os deputados estaduais, federais e senadores busca promover um estreitamento e fortalecimento de relações em prol do meio ambiente, e de unir esforços para a recuperação das áreas degradadas e a preservação da maior área alagável tropical do mundo, o Pantanal.
“Precisamos lutar agora para solidificar a estrutura administrativa do INPP e realizar o plano diretor. Nosso objetivo é fazer uma consulta com a comunidade, tanto científica quanto os atores que estão inseridos no bioma, de forma a atender os anseios da população mato-grossenses, em especial as que vivem na região pantaneira”, ressalta Paulo Teixeira, diretor do INPP.
Após o encontro com os parlamentares, acontece o Ciclo de Palestras “Wolfgang J. Junk”, que será realizado em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INCT – INAU), com o palestrante Cátedra da UNESCO “River Culture”, da Universidade de Tours, na França, Mathias Wantzen.
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) abriga parte da estrutura física do Instituto, que tem por objetivo integrar e articular ações de pesquisa no Pantanal e outras áreas úmidas, promover novas iniciativas e propiciar o desenvolvimento de modelos e bancos de dados para integrar a transferência do conhecimento gerado na região.
Leia mais
UFMT comemora instauração efetiva do INPP
UFMT celebra autonomia do INPP
Fonte: ufmt