Irã intensifica enriquecimento de urânio com centrífugas avançadas, diz Reuters


24462629

Segundo o relatório, há mais de um ano que o Irã está utilizando centrífugas IR-6 para enriquecer urânio com uma pureza de até 60%, em uma instalação subterrânea em Natanz, porém ultimamente intensificou o enriquecimento em outras instalações.
Recentemente, uma segunda cascata IR-6 em Fordow, uma instalação subterrânea no interior de uma montanha, passou a enriquecer até 20%, segundo a mídia.
Ebrahim Raisi, presidente iraniano, fala durante coletiva de imprensa em Teerã, Irã, 29 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.08.2022

Em 2015, o Reino Unido, Alemanha, China, Rússia, EUA, França e Irã assinaram o chamado acordo nuclear, o Plano de Ação Conjunto Global, que previa o cancelamento das sanções impostas ao Irã em troca da limitação do programa nuclear do país.
Em maio de 2018, os EUA, liderados por Donald Trump, abandonaram o acordo e reintroduziram sanções contra Teerã. Em resposta, o Irã anunciou uma redução gradual dos seus compromissos no âmbito do acordo, deixando de cumprir as restrições em matéria de pesquisas nucleares, centrífugas e nível de enriquecimento do urânio.
Anteriores Combates se intensificam em região ocupada pela Rússia na Ucrânia
Próxima Câmara aprova criação de loterias para saúde e turismo, que poderão ser concedidas a empresas