George Russell receberá uma nova unidade de potência em seu carro para o GP do Azerbaijão de Fórmula 1 em Baku. Mesmo assim, o piloto da Mercedes não vai receber uma penalidade de grid pela troca, mas ainda há preocupações sobre a confiabilidade do motor.
O GP da Austrália não foi nada bom para Russell. Na volta 18, o britânico teve que encostar seu carro ao lado da pista, bem próximo da saída dos boxes, com o motor do W14 pegando fogo. Foi a primeira falha mecânica da Mercedes nesta temporada, embora as equipes clientes McLaren e Aston Martin, já tivessem enfrentado problemas de motor antes.
A causa do problema não ficou clara imediatamente. Na fábrica da Mercedes, porém, eles agora já sabem o que aconteceu, pelo menos em relação ao fogo. Segundo o Motorsport.com, o fogo foi causado por um dos seis cilindros do motor falhando. No entanto, isso levanta novas questões, pois a equipe não sabe o que causou essa falha.
Então em Baku, Russell terá uma unidade de potência completamente nova em seu carro. Mas como é apenas a segunda unidade de potência que ele vai usar nesta temporada, o piloto da Mercedes não enfrentará nenhuma penalidade de grid. É possível que um novo sistema híbrido também seja instalado. Por enquanto, não está claro se isso será necessário.
Nas três primeiras corridas da temporada, o número de problemas em motores foi notavelmente alto. Charles Leclerc abandonou no Bahrein com um problema que o chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, disse ser sem precedentes. Nico Hulkenberg viu seu motor (também Ferrari) parar imediatamente após o GP da Austrália. Nyck de Vries da AlphaTauri, teve que assistir ao TL3 na Arábia Saudita do lado de fora, pois também precisou de uma nova unidade de potência. Isso torna a Renault o único fornecedor de motores que ainda não teve problemas nesta temporada, com sua própria equipe, a Alpine.
Fonte: f1mania