F1: Hamilton comenta propostas de mudança no formato dos finais de semana de corrida


Embora Lewis Hamilton seja a favor de mais sessões de qualificação nos finais de semana da Fórmula 1, o britânico não tem certeza se uma volta rápida para determinar o grid da corrida Sprint, funcionaria com os pneus Pirelli deste ano.

A Fórmula 1 introduziu as corridas Sprint em 2021, e depois de três eventos com esse formato no ano de estreia, e também três em 2022, este ano serão realizadas seis corridas Sprint, com a primeira delas, no GP do Azerbaijão, a próxima corrida no calendário 2023.

Ultimamente, tem havido muita conversa sobre mudar o formato dos finais de semana com corridas Sprint, já que equipes e pilotos questionaram o objetivo do TL2 de sábado. Isso ocorre após a qualificação de sexta-feira, o que significa que as equipes não podem fazer alterações nos carros.

Foi sugerido que, em vez do TL2, essa sessão seja realizada como uma sessão de qualificação para a corrida Sprint, sendo que os pilotos teriam apenas uma volta rápida cada um para tentar seu melhor tempo. Isso por si só, seria um formato diferente da atual qualificação de sexta-feira no final de semana com corrida Sprint, que continuaria como a habitual disputa em três segmentos.

No entanto, em vez da qualificação de sexta-feira determinar o grid da corrida Sprint, definiria a ordem para o GP de domingo. Como tal, a qualificação Sprint e a própria corrida Sprint, seriam efetivamente eventos independentes.

Hamilton, embora seja a favor da F1 agitar as coisas, avalia que uma volta de qualificação não funcionaria em Baku, por exemplo.

“Não sei exatamente qual é a regra”, disse ele. “Mas acho que precisamos estar constantemente evoluindo e avaliando o que estamos fazendo. E acho que as mudanças com a introdução das corridas Sprint foram positivas em alguns circuitos.”

Hamilton continuou: “Mas em Baku, não conseguimos fazer apenas uma volta de qualificação, porque esses pneus não funcionam, especialmente se não tivermos cobertores elétricos para aquecimento, precisaríamos de mais voltas. Então eu não sei. Mas estou aberto a mudanças, para continuar a tornar tudo mais inclusivo e envolvente para os fãs.”

O heptacampeão gostaria de ver mais sessões de qualificação, como ele considera, especialmente em lugares como Mônaco, que é onde está a diversão. “Gostei bastante da sexta-feira dos finais de semana com corridas Sprint até agora. Eu adoraria ter mais qualificações, porque é sempre muito divertido”, disse ele.

“Eu só acho que deveria ser diferente. Talvez possamos aplicar apenas pequenas mudanças em diferentes circuitos, especificamente para aqueles lugares onde você não consegue ultrapassar como Mônaco”, acrescentou.

“Confio no que Stefano (Domenicali, CEO da Fórmula 1) e a F1 estão fazendo. É difícil ver, no começo, as perspectivas, mas temos que continuar evoluindo.”

“Acho que, globalmente, a qualificação e o GP funcionam muito bem, mas estou aberto a mudanças, revisões e recomeçar, mas como eu disse, confio neles e vou apoiá-los no que eles acreditarem que é certo”, finalizou Hamilton.

Fonte: f1mania

Anteriores Governo Lula alterou dados para cortar artificialmente gastos com INSS
Próxima Após crise em bancos nos EUA, KPTL anuncia o encerramento da vertical de fundos de criptoativos