Reitor dá posse ao pró-reitor de Gestão de Pessoas


O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, realizou na tarde desta terça-feira (11), na sala dos Órgãos Colegiados,  a solenidade de posse de André Baptista Leite à frente da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). A unidade administrativa foi criada a partir da transformação da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), conforme a resolução 47, de 24 de março de 2023, do Conselho Diretor.

“Momento de comemoração pela criação da Progep, que cuida de todos os nossos servidores, técnicos, docentes e demais colaboradores. São fundamentais para a UFMT, pois sem servidores não há universidade”, destacou o reitor, complementando a importância da Pró-reitoria para auxiliar os servidores no desenvolvimento de suas atribuições para que estejam aptos, e com qualidade de vida para melhor atender e desenvolver o Estado.

O pró-reitor de Gestão de Pessoas contou que a mudança na estrutura administrativa mostra o compromisso da Universidade com as comunidades internas e externas.  “A UFMT como uma unidade de ensino, pesquisa e extensão é muito dinâmica, e merece esse olhar e investimento para seu quadro de colaboradores, com uma gestão humanizada e que atenda a nova realidade institucional”, ressaltou, complementando sobre a representatividade da Pró-reitoria junto aos conselhos da UFMT e demais instâncias interinstitucionais.

Para atender um quadro de mais de 4 mil servidores, entre docentes e técnicos na ativa e aposentados, a Progep manteve a sua estrutura de coordenações: Coordenação de Administração de Pessoal (CAP); a Coordenação de Assistência Social e Saúde do Servidor (CASS) e a Coordenação de Desenvolvimento Humano (CDH). 

Desenvolvimento integral do servidor

Com muitas frentes de atuação que perpassam a carreira do servidor desde a admissão até a sua aposentadoria, o pró-reitor de Gestão de Pessoas conta que a missão da Progep é contínua e desafiadora. “Temos atuado por meio da CAP em inúmeras ações que visam otimizar a tecnologia e funcionalidade na administração das informações funcionais dos servidores. A implantação do Sistema de Registro Eletrônico de Frequência (Sisref) também é um dos grandes projetos que temos atuando nesses anos, e que hoje já opera em toda a UFMT”, ressaltou.

Quanto ao desenvolvimento humano, o pró-reitor destacou as ações que a CDH vem desenvolvendo. “O Programa Desenvolver-UFMT é um presente para todos os servidores. É composto por oficinas, cursos de curta, média e longa duração voltados aos nossos gestores, técnicos e docentes, em diálogo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFMT e outros normativos voltados à formação continuada e integral dos servidores”, destacou.

Ainda pensando na qualificação, o pró-reitor falou sobre a oferta do Mestrado profissional para os Técnicos Administrativos em Educação, que se deu em parceria com a Universidade Federal Fluminense e com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Complementou  que a  CDH  tem atuado em projetos como o Dimensionamento da força de trabalho e Gestão por Competência com objetivos de aprimoramento da política de pessoal da Instituição.

No que diz respeito à saúde do servidor, o pró-reitor falou sobre as campanhas de educação em saúde, destacando os principais temas abordados, como o Câncer de Mama, Próstata e Colo do Útero, TDAH, Autismo, Saúde Mental e HIV-AIDS. “Além dos servidores, as campanhas atingem de maneira geral toda a comunidade acadêmica. Há de ressaltar a parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, em 2022, para realização do curso Acolhimento em Saúde Mental, além de ações como a Jornada de Saúde Mental que objetiva auxiliar nossos servidores”, explicou.

Ainda entre as ações de maior relevância André Baptista Leite citou as de formação contínua dos servidores, quando atuou como Gerente de Capacitação e Qualificação na CDH. “Há de destacar o projeto Café e Gestão Pública em que trazemos temas emergentes e fundamentais para a profissionalização e qualificação do servidor público. É um projeto que foi premiado, recebendo a Menção Honrosa VI Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade”, finalizou.

Fonte: ufmt

Anteriores Prefeitura promove ação em borracharias para prevenir proliferação do mosquito da dengue
Próxima Vazio sanitário da soja começa no dia 15 de junho em Mato Grosso