Energia a partir do agave: SENAI Cimatec e Shell fecham parceria para produção de biomassa


No dia 13 de abril, a Shell Brasil e o SENAI CIMATEC lançam, em Conceição do Coité (BA), a nova fase do programa BRAVE (Brazilian Agave Development – Desenvolvimento da Agave no Brasil). Este programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com investimento da Shell visa explorar o potencial da Agave como fonte de biomassa para a produção de etanol, biogás e outros produtos.

A nova etapa do BRAVE prevê duas frentes de atuação: os projetos BRAVE-Mec e BRAVE-Ind. O BRAVE-Mec tem como foco o desenvolvimento de soluções de mecanização para o plantio e colheita da Agave, além de desenvolver um campo experimental de testes, visando promover o cultivo e manejo de diferentes Agave, como, por exemplo, a Agave sisalana, hoje utilizada para produção de sisal, e a Agave tequilana, hoje utilizada para produção de tequila. Em paralelo, o projeto BRAVE-Ind vai desenvolver tecnologias de processamento da Agave para a produzir etanol de primeira geração e segunda geração – aquele obtido através das folhas e bagaço da planta, e outros produtos renováveis. Estes dois projetos somam-se ao Brave-Bio, projeto de pesquisa financiado pela Shell em parceria com a Unicamp, iniciado em novembro de 2022. 

Evento também terá lançamento do SENAI CIMATEC Sertão

O Programa Brave é uma das primeiras iniciativas do SENAI CIMATEC Sertão, o novo campus do SENAI CIMATEC, que tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias para impulsionar o avanço social, econômico e ambiental do semiárido nordestino. 

Credenciamento

Os jornalistas interessados no credenciamento devem enviar um email para [email protected]  com dados da equipe até dia 05/04.

Será oferecido transporte para imprensa a partir de Salvador (lugares limitados).

Serviço

Evento: Lançamento do Programa BRAVE-Mec e BRAVE-Ind 
Data: 13 de abril   
Saída: 5h30 (3h45 de viagem) 
Local de partida: SENAI CIMATEC – Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã – Salvador
Retorno: 12h30 

Fonte: portaldaindustria

Anteriores Padre indenizará por chamar médico de ass4ssin0 após aborto legal
Próxima Empresário compra McLaren de R$ 3 milhões e "coloca" escudo do Palmeiras no capô