O projeto de extensão Ciclo de palestras em Ciências, Diversidade e Inclusão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, realiza nesta segunda-feira (10), às 18h, a roda de conversa sobre masculinidades. O evento é aberto, gratuito e será no auditório da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (Faet).
“A universidade é uma instituição pluridisciplinar e de formação de quadros profissionais de nível superior, de investigação, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano. Apesar de todos os benefícios gerados a universidade nem sempre pode ser considerado um ambiente plural, aberto e acolhedor para as pessoas de diversas etnias, cores, credos, gêneros, sexualidades, capacidades, culturas e religiões”, explica a docente do Departamento de Estatística da UFMT, Eveliny Barroso da Silva.
Ela complementa que apesar de já existirem leis que garantem a proteção de grupos marginalizados, manifestações de preconceito, discriminação e assédio ainda são frequentes.“Dessa forma, esperamos que discentes, técnicos e docentes da UFMT e de outras instituições de ensino, bem como a comunidade externa em geral participem conosco”, ressalta.
Sobre a comissão de Diversidade e Inclusão do ICET a professora destaca a promoção outros temas pertinentes. “Temos promovido outras palestras desde 2022, como O papel da universidade no enfrentamento do preconceito, Assédio no ambiente acadêmico, e Autismo”, diz, finalizando que as palestras são ferramentas de esclarecimento para combate a quaisquer formas de discriminação e assédio.
Os participantes receberão certificado emitido pelo Projeto de Extensão.
Fonte: ufmt