PF investiga extração e comercialização ilegal do mineral bentonita na Paraíba


Campina Grande/PB – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (30/8) a Operação BENTONITA, com objetivo de desarticular associação criminosa voltada para a extração e comercialização ilegal do mineral bentonita desde 2012 e lavagem de dinheiro.

Aproximadamente 40 Policiais Federais cumprem hoje onze (11) mandados de busca e apreensão, expedidos pela 6ª Vara Federal em Campina Grande/PB, nos Municípios de Cubati, Soledade, Olivedos e Campina Grande.

A investigação teve início em 2018 a partir de Relatórios de Fiscalização da Superintendência de Administração e Meio Ambiente no Estado da Paraíba –  SUDEMA/PB, tendo sido desvelado um esquema de extração ilegal do minério bentonita no município de Cubati/PB com posterior venda para empresas beneficiadoras instaladas em Soledade/PB. Foram, ainda, coletados indícios de que as empresas podem estar utilizando artifícios para dar aparência de legalidade e, assim, revender os bens no mercado nacional a preço abaixo do valor de mercado.

Os investigados responderão pelos crimes de extração ilegal de recursos minerais e exploração de mineral e matéria-prima da União, bem como lavagem de dinheiro, previstos, respectivamente nos artigos 55 da Lei 9.605/98, art. 2º caput da Lei 8.176/91 e artigo 1º da Lei 9.613/98.

 

Comunicação Social da Polícia Federal na Paraíba

cs.srpb@dpf.gov.br

 (83) 3565 – 8690

 

Anteriores Perez acredita que a Ferrari pode chegar forte para o GP da Holanda de F1
Próxima Elon Musk: mundo precisa de mais petróleo e gás, não menos