Uma grande confusão foi causada no interior do país após o encerramento das atividades de uma agência bancária tradicional, ligada a uma grande instituição financeira. O problema é que o fechamento da unidade foi comunicado apenas quatro dias antes do fim.
A comoção pegou de surpresa funcionários e clientes, que não esperavam a decisão, ainda mais sendo avisados tão em cima da hora.
As agências bancárias ainda são essenciais para muitas pessoas. Mesmo que muitos produtos e serviços possam ser contratados e realizados por meio dos aplicativos, ainda há quem prefira a segurança de um ambiente físico para fazer suas transações. Além disso, algumas atividades necessitam ser feitas dentro do ambiente.
Dessa forma, o fechamento da unidade não será prejudicial apenas aos funcionários, mas também aos clientes que moram próximos ao local.
Agência do Itaú fecha as portas
A unidade em questão era do Itaú Unibanco e ficava localizada na Avenida Presidente Dutra, em Feira de Santana. O banco anunciou o fechamento da agência no dia 30 de março, informando que as atividades terminariam no dia 3 de abril, o que deixou funcionários e clientes surpresos.
A agência já funcionava há mais de 10 anos, por isso o caso gerou bastante comoção. No dia do anúncio do fechamento, membros do Sindicato dos Bancários manifestaram na porta do local contra a decisão.
Eritan Carvalho, presidente do sindicato, comenta que isso trará prejuízos para comerciantes, clientes e funcionários. Ele também pontua que no ano passado, o Itaú faturou cerca de R$ 30 bilhões, dessa maneira, tomar tal decisão não teria justificativa.
O presidente do sindicato comentou ainda que há a possibilidade de realocação dos funcionários, no entanto, a incerteza é prejudicial a eles.
Mas não foi apenas os membros do sindicato que foram se manifestar contra o fechamento da agência, já que clientes também estavam presentes no local, em especial, aposentados que costumavam sacar seu benefício no local. Agora, Feira de Santana possui apenas três unidades do Itaú e uma do Itaú Personalité.
Fonte: capitalist