Canal da Escola Cuiabana ultrapassa a marca de 1 milhão de visualizações


0cefb9c7b4911c5bc3a95a5446eb94d1-1

Neste mês de agosto, após 2 anos e 4 meses da sua criação, o canal da Escola Cuiabana, disponibilizado no YouTube, alcançou a marca de 1.081.661 visualizações com 17.062 inscritos. A ferramenta criada no período da pandemia, após a suspensão das aulas presenciais, tem com proposta levar conteúdo pedagógico aos mais de 57 mil estudantes atendidos nas unidades educacionais e informação/formação em todas as áreas do ensino-aprendizagem aos 9.280 profissionais da rede pública municipal de ensino. 

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre a iniciativa. “Cuiabá foi a primeira cidade em Mato Grosso a iniciar aulas não presenciais e, em abril de 2020, criou o canal da Escola Cuiabana ao verificar que a paralisação das aulas seria uma realidade inevitável como prevenção à disseminação do Coronavírus (COVID-19). O programa começou a ser implementado com uma abordagem inclusiva e de multimeios didáticos, tendo como ponto de partida a realidade das famílias dos seus estudantes. Dessa maneira, o Programa @Portal da Escola Cuiabana favorece a igualdade do direito, acesso e permanência na educação de todos os estudantes para o desenvolvimento de suas competências, habilidades e direitos de aprendizagem e, traz para dentro da escola, uma realidade, o uso das tecnologias da informação, a serviço do processo de ensino e aprendizagem”, enfatizou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado. 

No canal da Escola Cuiabana estudantes e profissionais têm acesso a conteúdos diversificados, voltados ao desenvolvimento de atividades de ensino a distância. O coordenador de Educação a Distância, Estêvão Luís Vasconcelos Soares, disse que o canal da Escola Cuiabana vem alcançando um número cada vez maior de acessos. 

“Pelo portal são transmitidos informações, seminários e webnários temáticos focados na modalidade Educação à Distância e conteúdos voltados diretamente para os estudantes. Nele estão disponíveis aulas, encontros formativos e orientações que são acessadas em todo o Brasil (87,9%), e em países como Portugal, Equador, México, Estados Unidos, Índia, Espanha, Peru, Angola, República Dominicana, Colômbia, Vietnã, Chile, Reino Unido e Indonésia”, explicou o coordenador.

No portal estão disponíveis mais de 400 videoaulas, vídeos institucionais e momentos formativos como a Semana Pedagógica, Seminário da Educação Básica, webnários temáticos, protocolos de biossegurança, alfabetização em atividades remotas, metodologias ativas no ensino da Língua Portuguesa e Matemática em espaços virtuais, educação inclusiva entre outros.

Anteriores MP Eleitoral contesta mais de 800 registros de candidatura em todo o Brasil
Próxima OMS: epidemia de varíola dos macacos está retrocedendo na Europa