O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, participou na tarde desta quinta-feira (06), no auditório da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), da cerimônia de lançamento da plataforma INOVACPR de serviços ambientais.
A ferramenta é uma inovação mundial que tem como objetivo inserir o pequeno e médio produtor rural no mercado de Pagamento de Serviço Ambiental (PSA), demonstrando os potenciais ambientais do imóvel e auxiliando no uso da Cédula de Produtor Rural (CPR) Verde como instrumento de negociação entre o produtor e o investidor.
Para o reitor da UFMT, o momento marca o compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável. “Estamos atentos às demandas em relação a produção e conservação ambiental de forma a orientar as pesquisas e ações de extensão da UFMT. O intuito é avançarmos nessas frentes, mostrando que o Estado pode conciliar ambas as questões. A produção acadêmica realizada na Universidade deve estar em consonância com o mercado ”, destacou.
O reitor falou ainda sobre a participação da UFMT em outras ações e da oportunidade das parcerias. “Temos diversos docentes pesquisando e auxiliando a cadeia produtiva no que diz respeito a agropecuária, como estudos com bovinos, nutrição alimentar, e também pesquisas sobre a soja, sementes, solos”, ressaltou o professor Evandro Soares da Silva.
Também presente na solenidade, o pró-reitor de Pesquisa (Propeq) da UFMT, professor Leandro Dênis Batirolla, reforçou a relevância da ferramenta para a sustentabilidade ambiental. “Essa temática é uma demanda internacional, que é um balanço entre o setor produtivo e a conservação ambiental, em função das mudanças climáticas e apelo para a economia verde. A UFMT tem diversos projetos nessa seara, desde o agronegócio até mesmo a agricultura familiar, e de populações tradicionais”, disse.
O INOVACPR foi desenvolvido pela Aprosoja em parceria com o Instituto Ação Verde.
Fonte: ufmt