Após um desempenho totalmente dominante de Max Verstappen, da Red Bull, no GP da Bélgica deste último fim de semana, especulações surgiram sobre um chassi mais leve.
O peso do RB18 tem sido o calcanhar de Aquiles da equipe Red Bull na temporada de 2022. Ainda assim, isso não a impediu de ter performances incríveis durante todo o ano. Na corrida em Spa-Francorchamps, Verstappen havia largado em P14 após uma penalidade no grid devido a uma troca de motor, e escalou o pelotão inteiro rumo à sua nona vitória na temporada. Atualmente o holandês lidera a classificação de pilotos com 93 pontos de vantagem para o segundo colocado, Sergio Perez, seu companheiro de equipe na Red Bull, e 98 sobre Charles Leclerc, da Ferrari.
Entretanto, após a corrida Christian Horner, chefe da equipe austríaca, foi questionado sobre se haviam introduzido um chassi mais leve ou se havia planos para que um seja inserido nos carros. “Não, não trouxemos, e não, não temos um.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
“Então, não foi um fator no desempenho.”
Referindo-se à diretiva técnica introduzida no GP da Bélgica para acabar com o porpoising, Horner disse: “Muito foi feito e muita expectativa foi colocada naquela diretiva e, sem dúvida, talvez tenha prejudicado mais aos outros do que a nós.
“Nós realmente não mudamos a forma como operamos o carro.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });
“Obviamente, ficar próximo do chão [criando pressão aerodinâmica] é sempre um problema por causa da Eau Rouge, mas isso não é exclusivo para nós, é o mesmo para todas as equipes.”
O chefe de equipe britânico ainda esclareceu que o chassi é exatamente o mesmo usado antes da pausa para as férias de verão, mas foi pressionado sobre a questão que a Red Bull teria usado a padronagem de fibra de carbono para obter alguns ganhos.
“Essa é uma questão técnica que está além da minha capacidade, mas não, não estamos mudando a padronagem.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });
“Esses chassis vão rodar e rodar nas próximas corridas.”