MEC fala de recomposição de aprendizagens em workshop


Crédito: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) participou do workshop “Recomposição das Aprendizagens: ações e desafios da educação básica”, em 30 e 31 de março, em Brasília (DF). Ao lado de secretários estaduais e municipais de educação, a Secretária de Educação Básica, Katia Schweickardt, compôs a mesa “Desafios e ações dos diferentes níveis de gestão do sistema educacional para a recomposição das aprendizagens”. O evento foi promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Itaú Social. 
 
Em sua fala, Kátia tratou das diretrizes da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC para apoiar estados e municípios na recomposição das aprendizagens, mostrando o tamanho dos desafios e a necessidade de atuação de forma colaborativa para a garantia do direito à educação. 
 
O Unicef vem acompanhando as questões relacionadas à recomposição das aprendizagens e ao acolhimento de crianças e adolescentes. Uma pesquisa da entidade com meninos e meninas de 11 a 19 anos, de todas as regiões brasileiras, mostrou que 21% pensam em abandonar a escola. Desses, pelo menos 50% indicam que o motivo é por não conseguir acompanhar as explicações ou atividades passadas pelos professores. O dado evidencia o tamanho do problema a ser enfrentado por todos aqueles que direta ou indiretamente trabalham no campo da educação.  
 
Objetivos – considerando que a recomposição das aprendizagens é um problema complexo, cujas soluções dependem do esforço coletivo, especialistas, organizações sociais e governamentais debateram o tema para mapear estudos e experiências exitosas de recomposição das aprendizagens, no Brasil e na América Latina. O objetivo é construir uma curadoria de ações, estudos, estratégias, projetos, materiais e propostas voltadas para a recomposição das aprendizagens, que contemplem desde o direito à cultura letrada que se inicia na Educação Infantil até o desenvolvimento das competências relativas aos processos de leitura e escrita no Ensino Fundamental.  

Fonte: amm

Anteriores Período de Piracema da Madeira terminou dia 01 em MT
Próxima Negociação garante prorrogação da lei de licitações até dezembro