10ª Conferência Municipal de Saúde debate garantia e defesa do SUS em Diamantino


A 10ª Conferência Municipal de Saúde de Diamantino aconteceu entre os dias 30 e 31 de março e teve como tema central: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”. O evento promovido pelo Conselho Municipal de Saúde ocorreu no Seminário Jesus, o Bom Pastor, e contou com a presença de autoridades, servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município. 

Participaram da cerimônia de abertura, o prefeito Dr. Manoel Loureiro, a secretária municipal de Saúde, Marineze Meira, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jacildo de Siqueira Pinho, a conselheira estadual de Saúde, Maria Elizabete da Silva, a vereadora Michele Carrasco, a promotora de justiça, Maria Coeli Pessoa de Lima, a diretora regional de Saúde, Sandra Regina Ferreira e a diretora do Hospital São João Batista Patrícia Marcondes. 

As Conferências de Saúde é um espaço para a participação popular nas definições de políticas públicas do SUS. Busca reafirmar a importância da democracia e da saúde como direito assegurado pela lei. 

Nesta etapa municipal foram discutidas as propostas eleitas, de forma paritária, as delegadas e os delegados que participarão das conferências estaduais. 

Abertura da Conferência

A programação contemplou debates e palestras na área da Saúde, tendo na abertura,  a participação virtual do Conselheiro Nacional de Saúde, Dr. Neilton Araújo de Oliveira. 

Debates e propostas

Nesta sexta-feira (31.03), as discussões foram norteadas por quatro eixos temáticos: 

O Brasil que temos. O Brasil que queremos;

O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;

Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;

Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

 

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Solenidade Virada Feminina marca encerramento do Mês da Mulher
Próxima Posto itinerante do MT Saúde leva orientações médicas para servidores do Estado