A Kia acaba de revelar o EV9, seu primeiro SUV elétrico de seis ou sete lugares e 540 km de autonomia. O modelo será produzido na Coreia do Sul e deverá chegar aos EUA e à Europa até o fim deste ano. Consultada pela Autoesporte, a marca afirma que não há previsão de lançamento no Brasil.
O novo EV9 é muito parecido com o conceito mostrado pela Kia em 2021. A única mudança fica por conta do design dos faróis, que tinham uma pegada mais futurista no protótipo. O formato quadrado da carroceria e até os vincos no capô, na lateral e na coluna C são os mesmos.
O visual da traseira também chama a atenção, principalmente pelo formato curioso das lanternas projetadas na tampa do porta-malas, na coluna C e na direção do para-choque.
O EV9 tem 5,01 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,78 m de altura e 3,10 m de distância entre-eixos. Dessa forma, o SUV se iguala ao grande Telluride no comprimento, mas continua sendo mais curto que a Carnival, que ostenta 5,10 metros de comprimento. A capacidade do porta-malas ainda não foi informada.
Por dentro, o SUV elétrico segue a linguagem visual do irmão EV6, que está confirmado para o Brasil e deve ser lançado no início de 2024. Uma grande tela se estende do painel de instrumentos até a central multimídia, com os comandos do ar-condicionado integrados. O console central é largo e aparenta ter um porta-objetos bem generoso. No lugar dos retrovisores, a Kia instalou câmeras e duas grandes telas laterais.
Uma diferença do EV9 na comparação com os rivais está na modularidade da cabine. O SUV pode ser escolhido com espaço para levar seis ou sete ocupantes (nas disposições 2+2+2 ou 2+3+2). Independentemente da disposição, o assoalho é totalmente plano e contribui para o espaço para as pernas dos ocupantes dos bancos traseiros.
Na versão para seis ocupantes, a segunda fileira de bancos pode ser invertida para que os passageiros fiquem de frente uns para os outros. A modularidade também permite virar um dos bancos na direção da porta, facilitando a instalação de cadeirinhas de bebê, por exemplo.
O EV9 será lançado com uma grande variedade de trens de força. A versão básica terá tração traseira e bateria de 77 kWh, desenvolvendo 200 cv de potência e 30 kgfm de torque na versão mais em conta, e 215 cv e 35 kgfm no modelo intermediário. Segundo a Kia, o nodelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e rodar até 540 km com apenas uma carga.
As versões mais caras têm baterias de 99,6 kWh e tração nas quatro rodas, entregando 380 cv de potência e 60 kgfm de torque. Por uma certa quantia, o proprietário poderá desbloquear um “boost” de 10 kgfm pelo próprio aplicativo da Kia e elevar o torque para 70 kgfm. Nesse caso, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, mas sua autonomia ainda não foi confirmada.
O EV9 tem 15 radares e algumas câmeras distribuídas ao redor da carroceria para os assistentes de condução. O SUV elétrico pode se manter na faixa, ficar a uma distância segura do veículo à frente e seguir o fluxo do trânsito sem que o motorista toque no volante ou no pedal.
Outra funcionalidade do aplicativo da Kia é o estacionamento remoto. Se uma vaga no shopping estiver apertada, o motorista poderá descer do carro e estacioná-lo usando um joystick na chave.
O preço do EV9 ainda não foi anunciado, mas é possível cravar que o SUV elétrico será o carro mais caro da Kia no mundo. Segundo a revista norte-americana “Car and Driver”, o valor da versão de entrada deve ficar na faixa de US$ 57 mil, algo próximo a R$ 300 mil na conversão direta.
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Fonte: direitonews