F1: Audi não procura equipes clientes antes de sua entrada na categoria em 2026


A Audi informou que que não está procurando ativamente uma equipe cliente na Fórmula 1, enquanto sua entrada na categoria em 2026 se aproxima.

Junto com a Sauber (atual Alfa Romeo), a Audi vai entrar na F1 em 2026, tanto como parceria estratégica com a Sauber, devendo adquirir 75% da equipe até lá, quanto como fornecedora de unidades de potência.

A Audi é um dos seis fornecedores de motores registrados para a temporada 2026, que será o primeiro ano sob novos regulamentos da unidade de potência, e já começou a construir sua fábrica em Neuburg, na Alemanha.

Embora a temporada de 2026 ainda esteja a quase três anos de distância, tem havido um número crescente de equipes que começaram a estudar fornecedores em potencial.

A McLaren, em particular, tem sido a mais visível com Zak Brown se reunindo com a Red Bull para discutir uma possível parceria. A Audi, por enquanto, está focada apenas em sua própria equipe.

“Não podemos descartar o fornecimento para uma equipe cliente, pois podemos ser obrigados a fazer isso pelos regulamentos”, disse o CEO da Audi Formula Racing GmbH, Adam Baker, ao PlanetF1.com. “Mas com seis fabricantes sendo registrados agora para 2026, estatisticamente as chances de isso acontecer são pequenas. No momento, não estamos procurando ativamente um cliente. Nosso foco está em nossa parceria de trabalho com a Sauber”, acrescentou.

Desde que anunciou sua chegada à F1 em 2026, antes do GP da Bélgica em agosto passado, a Audi tem trabalhado duro para garantir que esteja pronta para a data de início. “Estamos trabalhando em dois caminhos paralelos”, afirmou Baker.

“Em primeiro lugar, nossas atividades de implantação ainda estão em andamento. Isso é em si um grande desafio. Então recrutamento de pessoas, obras, infraestrutura, instalação de vários novos bancos de ensaio, além dos bancos de ensaio que já temos aqui em Neuburg.”

“Tivemos a sorte de já contar com instalações de última geração e bancadas de teste suficientes para iniciar o projeto. Mas para realmente completar o conjunto inteiro de bancos de teste, você precisa, a médio prazo, que o trabalho já esteja em andamento”, disse ele.

“Então, em paralelo, estamos fazendo o desenvolvimento da própria unidade de potência e trabalhando no conceito do carro 2026 junto com a Sauber. Estamos usando o motor monocilíndrico desde o final do ano passado, e o primeiro motor completo funcionará pela primeira vez ainda este ano”, finalizou Baker.

Fonte: f1mania

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