Após meses de mistério e postagens em um perfil brasileiro nas redes sociais, a marca chinesa Exeed confirmou a chegada ao Brasil. Inicialmente, serão vendidos três modelos: o SUV híbrido plug-in RX e os elétricos E03 e E0Y.
Porém, ainda há uma série de perguntas sem respostas. A primeira e mais importante é a data de chegada da marca. A segunda é se a Caoa vai participar da operação da Exeed por aqui. Vale lembrar que a fabricante chinesa pertence à Chery, parceira do grupo brasileiro por aqui.
Em dezembro, a Exeed afirmou que estudava “a possibilidade de operar de forma independente” e que, em paralelo, estava buscando um “parceiro forte”. Na mesma época, a Caoa disse que “não havia informações” sobre o assunto.
Autoesporte procurou a Exeed e a Caoa para saber se haverá parceria entre as empresas. Até a última atualização desta reportagem, nenhuma delas havia retornado o contato.
Ao menos há algumas informações sobre os primeiros lançamentos da Exeed. A marca chinesa confirmou que vai vender o SUV híbrido plug-in RX, conhecido na China como Yaoguang. O modelo utiliza a plataforma do Tiggo 9, apresentado há poucos meses na China.
São 4,78 m de comprimento e 2,81 m de entre-eixos, 1,92 m de largura e 1,67 m de altura – porte maior até do que o do Caoa Chery Tiggo 8. A diferença é que o RX não tem capacidade de sete pessoas.
Na China, o RX tem motor 2.0 turbo de 261 cv e 40,8 kgfm de torque e câmbio automático de oito marchas. Para o Brasil, a Exeed disse que o SUV terá um conjunto híbrido plug-in, que pode ser carregado na tomada. Porém, as informações do motor elétrico ainda não foram reveladas.
No interior, o RX promete sofisticação com acabamento refinado e visual moderno. Quadro de instrumentos e central multimídia são formados por uma única prancha com as duas telas dispostas lado a lado. O console central é elevado e o volante tem apenas dois raios
Além do RX, a Exeed também prometeu trazer os elétricos E03 (sedã) e E0Y (SUV). O problema é que nenhum dos dois modelos foi lançado oficialmente na China.
O E03 já apareceu em registros de patentes no país asiático. As imagens mostram um sedã com perfil cupê semelhante ao de Porsche Taycan e Audi RS e-tron GT. Flagras de sites chineses também mostraram fotos do interior do modelo, ainda com alguma camuflagem. A cabine aparenta ter poucos botões e traz o console igualmente elevado.
Já o E0Y ainda parece estar em uma fase de desenvolvimento anterior. A versão final deve ser mostrada no Salão de Xangai, que acontece em abril. Os dois modelos utilizam a plataforma E0X da Chery, criada especificamente para veículos elétricos. É bem provável que sedã e SUV recebam outros nomes quando forem lançados.
Por fim, não há qualquer informação sobre motorização, autonomia ou tamanho das baterias – a única confirmação é que a CATL será a fornecedora das baterias.
Ainda que a Exeed pertença à Chery e utilize as plataformas dos veículos da fabricante, não há qualquer confirmação de que a nova marca vá atuar em parceria com o grupo brasileiro.
A decisão mais óbvia seria uma parceria com a Caoa Chery. Mas nenhuma das partes confirma o acordo. A relação entre as partes parece ter esfriado. Nos últimos anos, em mais de uma ocasião, a Caoa Chery disse que traria os SUVs de luxo da Exeed. Porém, a chegada efetiva jamais aconteceu.
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Fonte: direitonews