A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) constatou, por meio de monitoramento em redes sociais, a difusão de emails falsos encaminhados aos estudantes. As mensagens partem do endereço eletrônico ufmt.unidade.sec@gmail.com, que não possui vínculo institucional.
O texto do e-mail assinala que a matrícula dos estudantes foi bloqueada e solicita a atualização cadastral junto ao Câmpus do Araguaia. Segundo o comunicado, a medida foi realizada por haver inconsistências junto ao cadastro estudantil e indica que o estudante deve clicar em um um link disponível na mensagem para resolver o problema.
“Nós temos um monitoramento ativo de algumas redes sociais, como por exemplo o Twitter. Acompanhamos assuntos que possuem a hashtag UFMT para saber o teor das mensagens. Desta forma, foi identificado o assunto entre os tópicos de discussão”, conta o coordenador de Sistemas e Informações (CSI) Raphael Pires Ferreira.
Como se prevenir
Até este momento, não foi possível mensurar, em números exatos, quantos estudantes receberam as mensagens falsas. Entretanto, Raphael Pires Ferreira dá dicas sobre como se prevenir e fugir dos e-mails falsos. “A UFMT só envia mensagens partindo do domínio próprio, que é o @ufmt.br. Atualmente, também estamos direcionando qualquer tipo de comunicação oficial para os e-mails institucionais dos servidores e dos estudantes”, finaliza.
Fonte: ufmt