Avanço nuclear dá à Coreia do Norte status de liderança militar na esfera de mísseis, diz analista


Anteriormente, o líder da RPDC, Kim Jong-un, ordenou que a produção de armas nucleares fosse aumentada “exponencialmente”.

“Hoje, Pyongyang está trabalhando para comercializar todas as armas recém-testadas e, nesse sentido, a RPDC já atende aos critérios de uma potência militar moderna, pelo menos no campo de mísseis nucleares. A industria da defesa da RPDC é capaz e está pronta para cumprir as tarefas que lhe são dadas pela liderança do país“, disse Igor Korotchenko, editor-chefe da revista Natsionalinaya Oborona (Defesa Nacional).

O interlocutor da agência observou que a indústria e a ciência norte-coreanas alcançaram sucessos “sem precedentes” para um país que está sob sanções há muitos anos.
A evidência do avanço do complexo militar-industrial da RPDC é a criação do seu próprio complexo móvel de mísseis terrestres com mísseis balísticos intercontinentais capazes de atingir os Estados Unidos.
O analista também lembrou outros novos tipos de portadores de armas nucleares da RPDC, incluindo o análogo do sistema russo Status-6 (veículo submarino não tripulado Poseidon).
Ao mesmo tempo, Korotchenko observou que o programa de mísseis nucleares da RPDC não tem a ver com planos de Pyongyang de começar uma guerra primeiro. Em sua opinião, a construção militar norte-coreana tem como meta principal impedir o início de conflito.
Recentemente, a Marinha dos EUA divulgou as primeiras imagens do veículo submarino não tripulado Orca Extra Large (XLUUV), mostrando o batizado e lançamento do protótipo de teste do drone - Sputnik Brasil, 1920, 24.03.2023

“Infelizmente, não somos dominados por uma visão objetiva da Coreia do Norte. Muitas vezes a liderança deste país foi retratada de forma negativa. Na verdade, eles são pessoas totalmente responsáveis, sãs e adequadas que estabelecem como principal objetivo de seu programa nuclear evitar a agressão dos EUA, Japão e Coreia do Sul. A capacidade e prontidão da RPDC para realizar um ataque nuclear a fim de evitar a agressão dissuadirá aqueles que querem atacar este país“, disse o analista.
A República Popular Democrática da Coreia realizou recentemente uma série de exercícios de verificação de armas nucleares. De 18 a 19 de março, a RPDC realizou um exercício de treinamento para melhorar suas capacidades táticas de dissuasão nuclear e de guerra e capacidade de contra-ataque, o que confirmou a confiabilidade dos “dispositivos e detonadores de controle de explosão nuclear”.
Na semana passada, Pyongyang declarou que, de 21 a 23 de março, foram realizados testes de um novo sistema ofensivo subaquático. De acordo com a mídia estatal norte-coreana, essa “arma secreta” é o veículo subaquático nuclear não tripulado Haeil (Tsunami) que estava em desenvolvimento desde 2012 e passou por mais de 50 testes nos últimos dois anos, 29 dos quais foram realizados sob a liderança pessoal do líder do país, Kim Jong-un.
Nesta segunda-feira (27), dois mísseis balísticos táticos terra-terra foram usados para testar uma arma nuclear no ar.
Um homem assiste a uma tela de televisão na estação ferroviária de Suseo, em Seul, em 26 de março de 2021, exibindo imagens de notícias do mais recente teste de projétil tático guiado da Coreia do Norte - Sputnik Brasil, 1920, 28.03.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Suspeito de atirar contra advogado de autor de chacina é preso em Mato Grosso
Próxima Cervejaria brasileira gigante entra com pedido de recuperação judicial!