Uma possível dor de cabeça mensal, a conta de energia elétrica vem passando por aumentos sucessivos nos últimos anos. O valor elevado pode prejudicar orçamentos de diversas famílias, já que as mudanças fizeram com que a conta ficasse quase 114% mais cara.
Dessa maneira, é justificável buscar métodos para economizar o máximo possível com a energia elétrica, diminuindo o valor da conta que chega na sua casa todo mês. Uma das primeiras coisas a se fazer é conhecer uma maneira de calcular o consumo mensal de energia.
Confira abaixo como calcular o consumo mensal de energia elétrica
Como mencionado, uma boa ideia para economizar na conta de luz é fazer o cálculo de quanto você gasta com energia elétrica em casa. Assim, é possível identificar quais aparelhos consomem mais e evitar usá-los com frequência.
Para isso, não basta considerar somente a quantidade de watts dos aparelhos, já que é preciso realizar um cálculo da quantidade média de energia consumida para que o equipamento funcione. Esse cálculo normalmente é feito através do quilowatt-hora (kWh).
Por isso, o resultado depende não apenas da potência do aparelho, mas também do tempo que ele gasta durante o uso. Existe uma fórmula para isso. Mas não se preocupe: a conta é bem simples e pode ser feita com uma calculadora.
A fórmula é a seguinte:
- (Potência do aparelho X dias de uso por mês X média diária de horas de uso) / 1.000
Lembre-se da regra matemática de sempre realizar as contas dentro de parênteses, antes de resolver a fórmula completa.
Lista dos dez aparelhos que mais consomem energia
Veja, a seguir, a lista dos aparelhos mais gastam energia e fazem sua conta subir. O primeiro da lista já é responsável por causar um grande impacto na conta de energia elétrica:
- Forno elétrico;
- Computador (de mesa, ligado na tomada);
- Ventilador;
- Televisão;
- Lavadora de louças;
- Freezer;
- Geladeira ou frigobar;
- Fogão elétrico;
- Chuveiro elétrico;
- Ar-condicionado.
Fonte: capitalist