Por serem veículos voltados ao trabalho, as picapes costumam mudar com menos frequência – uma mesma geração pode ficar em linha por mais de uma década e sobreviver apenas com facelifts. A Toyota Hilux, por exemplo, foi lançada no Brasil no final de 2015 e passou por duas reestilizações. Mas uma nova geração da picape está no forno e vai dar as caras nos próximos anos com importantes novidades.
Durante o evento de lançamento da Hilux GR-Sport na Argentina, Autoesporte conversou com engenheiros que trabalham no desenvolvimento da nova geração da picape, que é produzida na fábrica de Zárate, cidade localizada ao norte da capital Buenos Aires.
A notícia mais importante é que a nova geração da Hilux será lançada em 2026 – ou seja, em aproximadamente três anos. Outra novidade relevante é que a picape da Toyota terá versões híbridas. A marca ainda estuda como vai aliar a eletrificação ao motor turbodiesel, mas já descartou uma opção pelo conjunto híbrido leve.
“Sairia muito caro para um pequeno ganho de eficiência energética”, disse Javier Luzzi, engenheiro da Toyota que trabalha no projeto da nova Hilux.
Assim, a solução deve ser um sistema híbrido convencional, aliando um motor elétrico e uma pequena bateria ao 2.8 turbodiesel usado atualmente. O propulsor, segundo o engenheiro, já fornece números adequados de potência e torque, além de atender às legislações vigentes de emissões. Na Hilux, são 204 cv e 51 kgfm (a versão GR-Sport é um pouco mais potente).
Vale lembrar que a Toyota já mostrou versões conceituais da Hilux movida a combustíveis alternativos. No Reino Unido surgiu um protótipo que usa a mesma tecnologia de célula de hidrogênio do Mirai. Na Tailândia, a fabricante japonesa apresentou uma configuração elétrica, mas não disse quando (e se) ela será produzida em série.
Outra questão importante é o design. Ainda que o lançamento só esteja previsto para daqui cerca de três anos, a próxima Toyota Hilux começará a tomar forma nos próximos meses. “Em setembro ou outubro já começamos a preparar o desenho final e consultar os fornecedores”, comenta Luzzi.
O cronograma da nova Hilux parece alinhado com o da “prima” norte-americana, Tacoma. A próxima geração da picape média vendida na América do Norte teve algumas patentes reveladas e deve ser apresentada ainda em 2023.
A Hilux aproveitaria parte do desenvolvimento para reduzir custos. Porém, como são caminhonetes para públicos distintos, haverá diferenças. A Tacoma até pode inspirar o desenho, como uma grade pronunciada e faróis menores. Porém, a caminhonete produzida na Argentina certamente terá acertos próprios de suspensão, pacote de equipamentos e motorizações.
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Fonte: direitonews